Missão em tempo de pandemia!

0
69

Desde que fomos batizados recebemos a missão de continuar a obra iniciada por Jesus Cristo e os seus doze apóstolos enviados ao mundo todo para procla­mar o Evangelho, a boa notícia do amor de Deus para nós. Desde então, muitos foram os que deixaram pá­tria e família e, mundo afora semearam o Evangelho, a notícia boa que restaura o ser humano e lembra a cada um de nós que somos feitos à imagem e seme­lhança de Deus, que somos seus filhos e somos irmãos e irmãs uns dos outros.

Depois de vinte e um séculos, ainda há pessoas que não ouviram nada a respeito de Cristo; há os que não quiseram ouvir, há os que distorceram o Evangelho e os que deixaram de lado a Evangelização semeada em seu coração. Cada qual com seu motivo, mas todos revelam um sintoma do tempo presente em que o comportamento egoísta, fechado, por vezes intoleran­te acaba por intimidar quem pense diferente disso. E com a chegada da pandemia do Novo Coronavírus, a covid-19, descobrimos que a humanidade está muito mais doente que imaginávamos.

Muitos males que destroem silenciosamente a con­vivência humana têm origem no próprio coração das pessoas! Indiferença, inveja, inimizades, desrespeito – só para citar alguns – brotam como praga dentro das pessoas e fazem tragédias imensas… Depois aparece essa peste da covid-19 e nos vemos como num beco sem saída! E agora? O primeiro remédio é realimen­tar nossa esperança em Deus que jamais nos aban­dona; depois precisamos lembrar a todos que somos irmãos e irmãs; em seguida podemos falar, mesmo usando máscaras, que estamos todos no mesmo barco e que Jesus está conosco! É assim que respondemos na missa: “Ele está no meio de nós”! É aqui que está a razão de ajudar nossos irmãos e irmãs a redescobri­rem que nossa missão é renovar no coração de todas as pessoas a “esperança que não decepciona”, a fé que vence nossas dúvidas e o amor que restaura nossos sentimentos e nos livra da cultura do descarte.

Nossa missão nesta época será de resgatar nos corações aquela semente plantada desde que Deus chamou à vida cada um dos que Ele chamou para tomar conta da terra que para seus filhos e filhas Ele criou. Vencer o demônio do desespero e do pes­simismo é nossa tarefa principal, além de vencer a rede mundial de mentiras, as chamadas Fake News que são diabólicas e, tendo aparência de coisa boa, é como mercadoria estragada que só faz mal e para esse “mal” não quer remédio.

Missão em tempo de pandemia é usar meios que temos à nossa disposição para transformar o mal em bem, o desânimo em alegria e o mau humor em sorrisos percebidos pelo olhar que são os mais since­ros. Nossa missão não termina, nenhum missionário se aposenta e todos podemos nos tornar “Evangelho vivo” para o mundo, a começar pelo que nos rodeia.

Comentários