Monumento Cristo Crucificado volta para avenida após restauro

0
111
Monumento Cristo Crucificado é restaurado - Fotos JF Pimenta

Restaurado, foi reinstalado na manhã desta quarta-feira (8), no cruzamento das Avenidas Nove de Julho e Portugal, em Ribeirão Preto, o monumento Cristo Crucificado. O Cristo havia sido retirado em setembro de 2019, no início das obras de readequação do cruzamento.

A solenidade contou com a participação do Arcebispo Dom Moacir Silva e do prefeito Duarte Nogueira, juntamente com autoridades civis. Após breve oração, Dom Moacir abençoou a imagem do Crucificado, sinal religioso permanente em nossa cidade, assim como invocou também uma benção sobre o povo ribeirão-pretano.

Monumento

O monumento Cristo Crucificado que estava na antiga rotatória das Avenidas 9 de Julho, Portugal e Antonio Diederichsen, fazia parte da vida e piedade de grande parte da população ribeirão-pretana. O memorial da morte do Redentor foi oferecido por Guilherme da Silva Dias e esposa e plantado na rotatória em 16 de abril de 1979. Aos pés do crucificado nota-se vestígios e sinais da piedade e devoção popular entre os quais velas queimadas e ex-votos denotando o reconhecimento da presença da graça Divina.

O monumento foi retirado da rotatória para a devida adequação viária no dia da festa da exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro de 2019, e salvaguardado no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Seixas. A Avenida Portugal também é um dos pontos pelos quais transitam os peregrinos do Caminho da Fé, Ramal Padre Donizetti.

Comentários