Morre Jorge Rosa Neto em Ribeirão Preto

0
2169
Foto: Redes Sociais

Faleceu ontem (4) em Ribeirão Preto o produtor rural Jorge Rosa Neto, aos 95 anos. Rosa Neto, como era conhecido era uma figura de destaque na cidade e foi o fundador da Funerária Campos Elíseos, em 1961. No mesmo ano, no entanto, vendeu a empresa para Francisco Jorge Rosa.

Rosa Neto foi líder do “Clube dos Chibantes”, grupo que promovia cavalgadas e festas e foi responsável pela criação e organização da 1a. Feira Agropecuária da Alta Mogiana (FEAPAM).

Rosa Neto era natural da cidade de Paraguaçu Paulista, mas morou também em Marília. Trabalhou em várias profissões, sendo também prático em Odontologia, mas por pouco tempo. O inquieto Rosa Neto veio para Ribeirão Preto por volta de 1953 e acabou incentivando os irmãos a virem também para a cidade que depois adotou como sua.

Precursor da aviação

Um fato inusitado na vida de Rosa Neto é que ele foi um dos precursores da aviação do interior do estado de São Paulo. Era piloto de avião e chegou a ter duas aeronaves, mas como seu registro de piloto era apenas para trabalho na fazenda, acabou vendendo os aviões para um amigo que acabou se interessando pelo ramo e fez uma frota. A história conta que este amigo teria vendido mais tarde toda a frota para para o Comandante Rolin, da então Táxi Aéreo Marília e que, bem mais tarde, se tornaria a TAM.

Amigos e admiradores lembram dele com seu cavalo ‘Alazão’, organizando várias cavalgadas, principalmente, nas festas de aniversário de Ribeirão Preto. Rosa Neto também era conhecido por contar seus “causos”, em forma de poesia.

Um homem de muitos amigos

O amigo Décio Agostinho Gonzalez, que também fez parte dos “Chibantes”, contou um pouco sobre a personalidade do cavaleiro Rosa Neto. “O Jorge era um cidadão muito alegre e muito comunicativo. Ele tinha uma veia poética. Ele gostava muito de cavalo e, nos desfiles, fazia questão de ser um dos ponteiros”, comentou.

O amigo Adir do Carmo Leonel também se manifestou. “Presidente do Clube dos Chibantes, Rosa Neto foi um dos grandes companheiros da formação da Feapam e sempre colaborador das causas assistenciais. Um homem de um coração imenso, uma perda irreparável”, disse.

O atual Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), também se solidarizou com a notícia e enviou uma nota de pesar ao Jornal Tribuna. “Com grande pesar, recebemos nesta sexta-feira, 5 de junho, a notícia do falecimento do grande amigo Jorge Rosa Neto. Integrante do grupo “Chibantes”, foi líder do grupo de cavaleiros que originou a 1ª edição da FEAPAM, em 1977, na gestão do então prefeito, Duarte Nogueira. À família e aos amigos, meus mais sinceros sentimentos”, diz a nota.

O velório de Jorge Rosa Neto será realizado das 14h às 16h desta sexta-feira (5), no Velório Bom Pastor e depois, o corpo seguirá para enterro no Cemitério Parque dos Girassóis.

Rosa Neto – Arquivo Pessoal