DIVULGAÇÃO

Morreu na madrugada desta terça-feira, 4 de dezem­bro, em Franca, aos 94 anos, o fundador do Magazine Luiza, Pelegrino José Donato. Nasci­do em São Carlos, ele iniciou a vida profissional como caixei­ro-viajante. Segundo a asses­soria de imprensa da rede de departamentos, a morte foi por causas naturais.

Pelegrino Donato casou-se com Luiza Trajano Donato em 1956 e, um ano depois, o casal comprou “A Cristaleira”, loja de presentes em Franca que daria origem ao Magazine Luiza – esse nome foi escolhi­do em um concurso de uma rádio local. Os dois coman­daram a empresa até o início da década de 1990. Foram sucedidos por Luiza Helena Trajano Rodrigues, sobrinha do casal e atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

O site da empresa cita 858 lojas da marca em 16 estados brasileiros. A rede hoje é di­rigida por Frederico Trajano Inácio Rodrigues, filho de Lui­za Helena Trajano Rodrigues. No ano passado, segundo re­latório da empresa, a receita bruta com vendas chegou a R$ 14,4 bilhões. O sepultamento ocorreu nesta terça-feira, no Cemitério da Saudade, em Franca, onde Pelegrino Dona­to morava com a mulher.