Escultura do Cristo Acolhedor, em Cândido Rodrigues - Foto Divulgação

Obra tem seis metros de altura e mais de quatro toneladas de peso; solenidade também homenageou a Família Ferrari

Cândido Rodrigues (distante 100km de Ribeirão Preto) acaba de ganhar a escultura de um Cristo Acolhedor em uma das entradas da cidade, pela vicinal Vicente Cambero, que liga o município a Taquaritinga. A inauguração aconteceu na última sexta (18), às 17h30 e contou com a presença de autoridades e de representantes da Família Ferrari, proprietários das terras onde a escultura foi instalada, desde o ano de 1932.

O Cristo ‘Acolhedor’ tem os braços levemente para frente (acolhendo as pessoas), enquanto a escultura do ‘Redentor’ tem os braços totalmente abertos. A escultura com o pedestal está a seis metros do nível do chão. Somente a escultura possui quatro metros de altura e pesa cerca de quatro toneladas.

O projeto do Cristo recebendo quem chega à cidade foi uma ideia do ex-prefeito Antonio Cláudio Falchi. Foi dele também a proposta de homenagear a família Ferrari, após a doação do terreno que abriga a escultura, por uma de suas descendentes, Jacira Ferrari, filha de Basílio e Olívia Farina Ferrari (in memoriam).

Placa com os nomes das autoridades e dos membros da família Ferrari: Luigi Ferrari – Rita Barbieri Ferrari e os filhos: Santino Ferrari, José Ferrari, Basílio Ferrari, Octávio Ferrari, Ernesto Ferrari, Ana Ferrari, Gentil Ferrari e Atílio Ferrari

Em nome da família Ferrari, Deolinda, irmã de Jacira, afirmou que todos estavam muito felizes com a obra e que esperava que o Cristo “abençoasse e protegesse a cidade”. Deolinda também agradeceu a homenagem proposta pelas autoridades do município. “A prefeitura mandou o convite às nossas casas”, lembrou. Além de Jacira e Deolinda, estiveram presentes outros membros da família Ferrari, como Luís, José e Tereza, filhos de José Ferrari.

Reconhecimento e prestígio

Além do prefeito municipal, Fabrício Antônio Roncolli, do vice, Dejalma Zacarin e do ex-prefeito, Antonio Cláudio Falchi, a solenidade de inauguração do Cristo Acolhedor de Cândido Rodrigues contou com a presença de vários Vereadores e Secretários do município.

“Eu estava voltando de Icoarana (distrito próximo à Cândido Rodrigues) e quando olhei a Serrinha de entrada da cidade, pensei como ficaria lindo um Cristo ali recebendo os moradores e visitantes”, lembrou o ex-prefeito Antonio Cláudio Falchi. Segundo ele ainda, além da doação da área para a construção da escultura, “foi motivo de muito orgulho a homenagem à família Ferrari que é muito conhecida na cidade e região pelo histórico de trabalho e honestidade”.

Segundo o atual prefeito Fabricio Roncolli, uma imagem do Cristo Acolhedor “faz juz ao histórico da cidade que sempre recebeu muito bem pessoas de diferentes regiões do país”. Roncolli ressaltou ainda que a obra não poderia estar melhor representada do que em nome de toda família Ferrari. “É um gesto pequeno, por tudo que a família Ferrari já fez e faz pelo nosso município”, destacou o prefeito.

Para o secretário da Cultura, Ricardo José Nuncio, “a escultura certamente vai se tornar um ponto turístico na cidade, já que chama a atenção de quem chega, pela beleza e imponência da obra”.

Autoridades presentes

Prestigiaram o evento, o atual presidente da Câmara Municipal, Marlon Henrique Bordenal de Oliveira e os vereadores Alex Patrick Cambero; André Luís Falchi e Carlos Eduardo de Oliveira. Também o secretário da Educação, Wagner Virgílio Pinto de Camargo Junior; o secretário de Esportes, Luiz Batista de Aguiar (Rato); o secretário de Lazer e Juventude, Luiz Carlos Bertin; o secretário de Planejamento e Gestão, Giovanni Falchi; a diretora Técnica da prefeitura, Joice de Fátima Garcia e os assessores da Cultura, Eduardo Massao Asonuma e da Educação, Rangel Lúcio Santello. O engenheiro Civil, Alexandre Luís Sandrin, também presente, foi um dos responsáveis pela elaboração do projeto técnico da obra.