24 C
Ribeirão Preto
29 de março de 2024 | 11:14
Jornal Tribuna Ribeirão
Divulgação
Início » Músicos de RP realizam festival online
Cultura

Músicos de RP realizam festival online

A troca de energia entre os músicos no palco e o público na plateia, momentaneamente, terá que esperar. Com o decre­to municipal que determina o fechamento de casas noturnas, shows, pubs e boates, entre ou­tros, por conta do novo coro­navírus, os músicos de Ribei­rão Preto perderam a principal fonte de renda. Mas como diz a letra da velha canção do sam­ba brasileiro “o show tem que continuar…”, muitos artistas decidiram realizar apresenta­ções virtuais, ao vivo, pelas re­des sociais.

Beto Leonetti se apresentou da sala da própria casa.
Chapéu virtual deu resultados

Beto Leonetti foi o primei­ro. Na última terça-feira teria uma apresentação de blues e jazz no Vila Dionísio. Com o comunicado municipal no iní­cio da semana, o show foi can­celado. “Cancelado não. Trans­ferido…”, comunicou Leonetti pelas redes sociais.

Ele montou uma estrutura na sala da casa e fez a apre­sentação aos internautas. “Fiz uma espécie de chapéu virtual (links de cobrança). Ficou a critério da galera fazer ou não a contribuição. Foi bem pro­dutivo bem legal”.

Leonetti estuda com ou­tros músicos realizar outros eventos. “Vamos fazer outras ações para também conseguir doações para as pessoas mais necessitadas nesse momento de crise”.

Festival virtual
O produtor musical da Nice Trip Produções e Even­tos, e músico das bandas Nice Trip e Banda 33, Tiago Ador­no, diz que as medidas afetam os artistas de várias maneiras. “Financeiro, emocional, social. Os músicos perderam espaço físico e consequentemente a renda. A classe artística sen­tindo muito, sem eventos, sem fonte de renda”, resume. “Mas ainda bem que a população aderiu à quarentena. Nós pro­dutores de eventos temos a missão de abastecer o mercado com arte e ajudar os músicos. Estamos, uma união de artis­tas, elaborando um festival nos moldes da Europa, no formato de lives ou conteúdos das ban­das e com isso buscar alguns fundos aos artistas”, completa.

Tiago Adorno (na direita) da Banda 33: missão de abastecer o mercado com arte

A primeira experiência co­meçou na sexta-feira e se es­tende até este domingo (ver programação nesta página). Mesmo com algumas apresen­tações já terem sido realizadas, elas podem ser visualizadas. O intuito é de um músico di­vulgar o outro e suas respec­tivas apresentações.

Mais notícias