21 C
Ribeirão Preto
29 de março de 2024 | 3:43
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Na Educação – Desaprovação do governo sobe de 44% para 54%
Educação

Na Educação – Desaprovação do governo sobe de 44% para 54%

A Educação foi a área que mais pesou na queda da ava­liação do governo Jair Bolso­naro entre abril e junho, mos­tra pesquisa feita pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira, 27, pela Confederação Na­cional da Indústria (CNI). O porcentual de pessoas que desaprova a atuação do go­verno no setor aumentou de 44% para 54% no período. A aprovação, por outro lado, caiu de 51% para 42%.

Para o gerente-executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, o bloqueio orçamentá­rio nas universidades federais e as manifestações de rua em pro­testo contra o governo influen­ciaram a percepção das pesso­as. “Uma das coisas que mais pesaram foi essa discussão em relação a verbas para educação trazida para as manifestações, que acabam chegando mais for­te nos ouvidos da população”, comentou Fonseca.

A segurança pública conti­nua sendo a área de atuação do governo com maior aprovação, de 54% (era 57% em abril). As supostas mensagens do minis­tro da Justiça e Segurança Pú­blica, Sergio Moro, divulgadas pelo site The Intercept Brasil não parecem ter impactado na avaliação, comentou o geren­te da CNI. As áreas com maior desaprovação seguem sendo os impostos (61%) e a política de taxa de juros (59%) – que histo­ricamente são alvos de críticas nas pesquisas do instituto.

As notícias mais lembradas pela população em junho, de acordo com a pesquisa, dizem respeito à reforma da Previdên­cia (13%), ao decreto que flexibi­lizou a posse de arma de fogo em casa (10%) e à divulgação das supostas mensagens de Moro (8%). O Ibope não perguntou às pessoas, no entanto, se a per­cepção sobre as informações era positiva ou negativa.

O Ibope ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre 20 e 26 de junho. O levantamento ante­rior havia sido realizado de 12 a 15 de abril. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Mais notícias