Na pandemia – Sabiah: conselheiros virt

0
73
JCOMP/FREEPIK

Uma plataforma que conecta e apoia pessoas através de con­versas individuais, com respeito e empatia. Essa é a Sabiah (http:// sabiah.org/), que segundo seus idealizadores é um “lugar onde as inquietações, aspirações, in­certezas e sonhos são ouvidos atentamente e novas perspectivas são colocadas através de um de nossos ‘conselheires voluntáries’”.

A Sabiah nasceu através de um post no LinkedIn feito no início da quarentena, quando a fundadora, Mariana Busani, se voluntariou para ajudar quem precisasse falar sobre carreira ou futuro profissional. No entanto, ela não esperava a quantidade de mensagens que recebeu. Com isso, outras amigas se envolveram na iniciativa e dividiram a agenda de conversas e juntas transformar essa ação em uma plataforma.

Segundo os idealizadores, objetivo é promover conversas individuais, gratuitas e online para qualquer pessoa. O gru­po é formado por conselheiras e conselheiros voluntários, que são pessoas comuns que se dis­ponibilizaram a doar um tem­po, ouvido e experiências com quem precisa.

“Quando iniciamos o projeto, muitas pessoas haviam perdido seus empregos devido à pande­mia, então conversávamos sobre carreira, recolocação no mercado e futuro profissional. Com os re­tornos que tivemos das primeiras conversas, percebemos que mais do que falar sobre carreira, havia um valor muito grande nas con­versas em si, na escuta com aten­ção, na empatia e na intenção de ajudar. Acreditamos que conver­sas de qualidade podem nos aju­dar a tirar planos do papel, nos mostram novos caminhos e nos inspiram a continuar apesar das dificuldades”, diz Mariana Hiro­mi, uma das conselheiras.

Como funciona
O interessado acessa a pla­taforma online, escolhe o tema que gostaria de conversar e agenda a conversa. Os conse­lheiros possuem experiência de vida em diferentes áreas desde uma mudança de carreira pro­fissional, maternidade ou um assunto mais específico. Todas as conversas são gratuitas, online, confidenciais e individuais.

Comentários