Nordeste brasileiro para curtir a natureza com crianças

0
35
MARCUS DALL COL/UNSPLASH

Os dias de folga são per­feitos para tirar as crianças de casa e aproveitar os pas­seios ao ar livre para curtir a natureza. De acordo com o doutor em Educação, pós­-doutor no departamento de Psicologia Social da Univer­sidade de São Paulo (USP) e membro da Rede de Especia­listas em Conservação da Na­tureza, Marcos Sorrentino, o contato com o meio ambien­te desde a infância traz inú­meros benefícios para a vida adulta e, para aproveitá-lo da melhor maneira, é preciso desacelerar.

“Em geral, o contato com a natureza cria condições para que as crianças tenham momentos mais lentos de contemplação e observação. Mas as crianças, assim como os jovens e até os adultos, pre­cisam reaprender a usufruir desse momento com a natu­reza, deixando de lado esse modo de vida acelerado a que somos expostos na nossa so­ciedade”, ressalta.

O Nordeste brasileiro tem ótimas opções de áreas naturais que podem ser aproveitadas por toda a família. Conheça al­gumas opções de passeios.

PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES (Maranhão)
Aventura não vai faltar no maior campo de dunas do Brasil. O passeio em veículos 4×4 credenciados permite a contemplação de lagoas de água cristalina e areias brancas. Uma opção e tanto para a diversão da criançada. A partir do município de Barreirinhas, os visitantes podem fazer o Circuito da Lagoa Azul, um dos mais procurados pelos turistas e que permite conhecer as lagoas Azul, Esmeralda e da Preguiça. Durante o passeio pelo Parque, os visitantes também podem observar espécies do Cerrado e da Caatinga.

Horário de visitação: Informado diretamente pelas operadoras credenciadas
Ingresso: não há cobrança de ingresso para a visitação do Parque. As operadoras credenciadas cobram pelos serviços oferecidos

PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA (Ceará)


Apesar de ser o destino prefe­rido de muitos casais, Jeri­coacoara também pode ser uma boa opção para crianças. Com uma área de mais de 8 mil hectares, o Parque Nacio­nal (Parna) de Jericoacoara possui diversos atrativos para os visitantes, que podem aproveitar as praias do local e as belezas naturais, como a famosa Pedra Furada e a Árvore da Preguiça. Também é possível fazer passeios de ca­noa e de buggy até as lagoas do Paraíso, Azul e Tatajuba.

Ingresso: não há cobrança de ingresso

PARQUE NACIONAL DO PAU-BRASIL (Bahia)


Localizado no município de Porto Seguro, o Parque foi criado em comemoração aos 500 anos do Brasil e é considerado uma das mais importantes áreas de conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia. O local possui vários mirantes e opções para caminhada. A trilha Ibirapitanga é feita em uma passarela suspensa que projeta a vegetação local. No caminho, é possível observar as mudas de pau-brasil e árvores com centenas de anos. Já no mirante do Maracanã, os visitantes podem ter uma linda vista da floresta. O parque também possui um mirante (da Sede) próximo ao Centro de Visitan­tes, que possibilita acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção.

Horário de visitação: das 08h30 às 16h, de segunda a sexta
Ingresso: não há cobrança de ingresso

PARQUE ESTADUAL DAS DUNAS DE NATAL (Rio Grande do Norte)


Considerado o maior parque urbano sobre dunas do País, o local possui vários atrativos para quem quer aproveitar o descanso junto à natureza. Logo na entrada, o Bosque dos Namorados reúne milha­res de árvores nativas da Mata Atlântica. O local ainda possui centro de visitantes, biblioteca, viveiro e locais para caminhada. A partir do Bosque, os visitantes também podem fazer algumas trilhas inter­pretativas que ajudam a conhecer mais sobre o ecossistema das dunas.

Horário de visitação: das 8h às 18h, de terça a domingo.
Ingresso: R$1