‘Nove Aberta’ terá nova edição amanhã

0
29

Ribeirão Preto recebe neste domingo, 8 de dezembro, a terceira edi­ção do projeto piloto “Ruas Abertas”. Das oito às 16 horas, um trecho da avenida Nove de Julho ficará interditado para dar continuidade a uma ação da sociedade civil organizada que propõe um novo olhar sobre a ocupação dos espaços pelos cidadãos, configurando uma ação de mobilidade urbana e de pertencimento da população sobre os espaços públicos.

A Secretaria Municipal da Cultura preparou uma série de atividades culturais para esta edição do “Nove Aberta”. A Escola de Arte do Bosque Cândido Portinari convida crianças, adolescentes e adultos para conhecer mais sobre arte e sobre as oficinas disponibilizadas pela unidade, num espaço de desenho e pintura próximo à Fuji, além de contação de histórias do projeto “Viajando com as histórias”.

Excepcionalmente neste domingo, o projeto não estará no Parque Tom Jobim. As atividades esportivas promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes ocuparão o mesmo local da edição anterior, enquanto o recuo cedido pela Unimed e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoverá a doação de mudas de árvores e a adoção de animais de estimação.

Artistas de Ribeirão Preto confirmaram a participação nesta edição. A banda Mississipi Devils se apresentará próximo ao sebo “Loucos por Livros”, que também promoverá um sarau. O Tutu DJs animará o dia próximo ao Açaí da Barra. O malabarista Mamute irá encantar a todos com suas habilidades com os malabares. Os artistas da “Ga­leria a céu aberto” farão exposições e o fotógrafo Beto Baptista fará uma oficina de retrato próximo à Fuji, e muito mais.

Para os artistas que quiserem participar, a ocupação é livre. As atividades devem observar os níveis máximos de ruído e os demais parâmetros de incomodidade estabelecidos pela legislação vigente, além de permitir a livre circulação de pessoas. O fechamento da avenida começa às sete horas pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), e a segurança será realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Polícia Militar (PM).

Em novembro, a segunda edição do projeto contou com a participa­ção de 1.300 pessoas, segundo estimativa da Guarda Civil Metropo­litana de Ribeirão Preto. O “Nove Aberta” é realizado todo segundo domingo de cada mês e é organizado por movimentos culturais da cidade. É semelhante ao projeto realizado todos os finais de semana na avenida Paulista, em São Paulo.

Comentários