O papel dos contadores na retomada das empresas

0
15

Os profissionais da contabilidade atuam em várias áreas: tributária, financeira, societária, departamento de pessoal, auditoria, perícia, con­troladoria, dentre outras. Para tanto necessita de constante atualização, sendo exigido pelo seu conselho de classe (conselho federal e regionais de contabilidade) atuação ética e desenvolvimento.

O formando em ciências contábeis para obter seu registro profissio­nal após ser bacharel, necessita ser aprovado no exame de suficiência, que avalia os requisitos mínimos para o contador recém-habilitado começar a trabalhar com qualificação e conhecimento necessários.
Além disso, ao longo da sua vida profissional, os contadores são aconselhados, e em alguns casos obrigados, a atingir uma pontuação mínima anual para o programa de educação continuada. Além disso, devem acompanhar, estudar e analisar legislações, normas, medidas provisória etc. quando envolvem sua área de ocupação.

Ou seja, os profissionais da contabilidade estão em contínuo aprimo­ramento, buscando excelência e zelo em suas atuações. São profissionais dinâmicos. Contabilidade é uma profissão nobre, que transmite credibi­lidade e confiabilidade.

Em todos os momentos as empresas necessitam dos contadores, por vários motivos. Neste momento de reabertura e retomada da economia, é crucial a presença e participação deste profissional junto à gestão dos negócios, pois poderá auxiliar de várias formas e dar melhor embasa­mento para tomada de decisões.

Seja realizando planejamento tributário, ainda mais neste momento em que há parcelamentos de créditos tributários, prorrogações, apura­ção de valores e emissão de guias, possibilitando assim melhor conhe­cimento e controle; ou auxiliando em fazer o fluxo de caixa gerencial, para melhor organização e controle dos recebimentos e pagamentos; montagem de relatórios e demonstrativos fiscais, societários e geren­ciais, que fornecem informações úteis, tempestivas e confiáveis, além de calcularem e analisarem indicadores econômicos e financeiros; também podem ser consultados sobre situações em que a empresa passa; realizar auditoria interna, implantação de controles gerenciais, dentre outros, podem fazer com que os administradores visualizem melhor o seu negó­cio, implementem de maneira otimizada seu planejamento estratégico, tenham economia fiscal e uma gestão mais eficiente.

Os profissionais da contabilidade estão capacitados para atender as empresas, de qualquer porte ou ramo de atividade, para realizar diag­nósticos e ajudar na solução de problemas. Uma administração eficiente se faz com a colaboração de um contador.

Mas, caso não tiver um profissional ou escritório que atenda atualmente sua empresa, procure por um qualificado, devidamente habilitado, para assim ter segurança e confiabilidade no trabalho deste profissional. Para quem já tem um profissional ou escritório que atenda, procure saber mais como pode auxiliar sua empresa neste momento; invista em seu negócio, esteja preparado para manter sua empresa e fazê-la prosperar.

Confie em seu contador. Os gestores devem passar as informações que são solicitadas, sempre pautadas na ética profissional, para assim os contadores poderem realizar o seu trabalho com maior independência, qualidade e credibilidade, registrando corretamente as informações para que gerem relatórios fidedignos, relevantes e que demonstrem a realida­de da empresa.
É uma parceria: administração e contabilidade. São áreas afins. Acredito que são interdependentes e complementares. Fortalecer esta parceria é cru­cial para os negócios, de ambos, criando uma sinergia e resultados.

Neste momento em que ocorre uma maior abertura das atividades empresariais é preciso saber administrar melhor o seu negócio, contem com os contadores nesta trajetória, pois são e serão muito importantes.

Comentários