23 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 9:27
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » O Sindicato e a Semana da Enfermagem
Artigos

O Sindicato e a Semana da Enfermagem

Entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira. A Semana da Enfermagem, começa agora, no dia 12 de maio com o Dia Internacional da Enfermagem. E termina em 20 de maio com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

A missão dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem é única, unida, pela saúde das pessoas. Numa sociedade pobre e desigual como continua a ser a sociedade brasileira, os profissionais da enfermagem dão exemplo de comprometimento com a saúde da população. O profissional da enfermagem é aquele que acolhe, acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde, na educação e na prevenção de doenças.

Vital para o país, o SUS só é realidade devido ao trabalho real de pessoas que se empenham para que ele dê certo. Dentre as profissões de saúde que compõem o SUS há uma que por sua natureza de cuidar, talvez encarne de forma mais completa a alma do sistema: a enfermagem como um todo.

Defender a Enfermagem é portanto defender o SUS e, ao mesmo tempo, defender o SUS é defender a enfermagem. O Sindicato dos Servidores tem travado hoje uma batalha imensa contra a ofensiva do Governo de Ribeirão Preto em privatizar a saúde municipal. Na área da saúde não cabem paliativos e programas midiáticos. É preciso valorização profissional, respeito ao concurso público e compromisso efetivo com a população. É preciso garantir para a população, para o conjunto da saúde e da enfermagem a higidez e a segurança no local de trabalho.

As vitórias recentes devem servir de motivação para as batalhas futuras. A enfermagem esteve à frente da iniciativa vitoriosa do Sindicato dos Servidores em conquistar as 30 horas para a saúde em Ribeirão Preto. Naquele momento foi uma forma de favorecer a cidadania e atender a uma aspiração legítima dos trabalhadores. O desafio hoje é ampliar essa conquista para outros segmentos da categoria e para as cidades vizinhas representadas pelo Sindicato.

Daí a importância de destacarmos, parabenizarmos e agradecermos a todos os servidores e servidoras municipais que atuam na área da enfermagem em Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis. Estes profissionais estão sempre na linha de frente da batalha pela dignidade, pela ética, pela valorização, pelo reconhecimento, e, acima de tudo, pela cidadania em políticas públicas de saúde.

Mais notícias