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19 de abril de 2024 | 8:01
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Os desafios de estudar Inteligência Emocional (4)

Há três pilares fundamentais para uma ciência da Inte­ligência Emocional (IE). O primeiro pilar é a mensuração, o que significa desenvolver e usar testes padronizados. Neste contexto, é necessário conhecer a ideia de um “cons­tructo”, termo-chave da mensuração psicológica, que sig­nifica algum atributo postulado das pessoas, assumido ser algo refletido no desempenho de um teste, e oposto a uma qualidade observável diretamente. Muitos são os testes que pressupõem mensurar IE, mas pesquisas são necessárias para mostrar qual é a qualidade que está sendo mensurada por um teste que possa ser descrito como sendo de IE.

O segundo pilar é desenvolver uma teoria de IE que explique a fonte de variação nos escores de um teste e suas consequências para o comportamento. Esta teoria devendo explicar o que modela a IE de uma pessoa e que diferença a mesma faz. Esse processo sendo conhecido como validação de construto, indo muito além de sim­plesmente mostrar que os escores de um teste predizem o comportamento de uma pessoa para entender a natureza dos processos e estruturas psicológicos que subjazem as mensurações de IE.

Baseado nos testes, e no entendimento do que os esco­res destes realmente significam, edifica-se o terceiro pilar de IE, que é a aplicação da pesquisa em IE para entender os diferentes comportamentos na vida real. É plausível es­perar que indivíduos sábios usem sua IE para o bem coleti­vo desde o início da humanidade. Com isso, espera-se que um entendimento científico de IE permita um uso mais sistemático dessas competências. Isto é possível? Talvez o seja, uma vez que diversos profissionais intelectualmente desfavorecidos por motivos diversos possam ser treinados em habilidades que outros, mais talentosos, tenham desen­volvido espontaneamente.

A abordagem científica sendo, portanto, essencial em vários terrenos, dentre os quais busca-se identificar as habilidades, competências e atitudes fundamentais, bem como, a criação de procedimentos que possam enriquecê -las e avaliar os desfechos dos programas de treinamento que buscam promover e enriquecer IE. Importa mencionar que IE pode ser especialmente valiosa para vários campos, incluindo psicologia clínica, educacional, industrial-orga­nizacional, além de medicina, administração, enfermagem, educação física e nos esportes em geral.

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