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19 de abril de 2024 | 4:06
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PAC DA MOBILIDADE – Obras devem começar em abril

As obras de construção de três pontes sobre o córrego Re­tiro Saudoso, na avenida Doutor Francisco Junqueira, na região central de Ribeirão Preto, po­dem começar em abril, segundo previsão da Secretaria Munici­pal de Obras Públicas. Os pro­jetos já estão prontos e toda a documentação será encaminha­da para a Secretaria Municipal de Administração na próxima semana, segundo o engenheiro Cantidio Maganini.

Em nota enviada ao Tribu­na pela Coordenmadoria de Comunicação Social (CCS), ele informa que “os documentos referente à licitação serão enca­minhados na próxima semana, e a Secretaria da Administração dará inicio ao processo de lança­mento e publicação dos editais.” Ele também revela que o valor estimado para esta fase de obras ainda não foi concluído, mas deve ser de aproximadamente R$ 2,9 milhões.

“A previsão de início das obras será após a conclusão da licitação com a homologação do vencedor, que deverá ocor­rer em meados de abril”, emen­da. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM). As pontes estão no pa­cote do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, do governo federal, que prevê financiamen­to de R$ 310 milhões.

Sobre as outras intervenções, a Secretaria Municipal de Obras diz “que os projetos das demais obras seguem em fase de ela­boração com término previsto para este ano, sendo que as do primeiro pacote estão previstas para inicio no quarto trimestre de 2018 (a partir de outubro), e as demais serão realizadas em 2019 e 2020.”

As três pontes na avenida vão interligar as ruas José Bo­nifácio e Paraíba, a Visconde de Inhaúma com a Tamandaré e a Barão do Amazonas com a Benjamin Constant. A primei­ra obra do PAC da Mobilidade a ser entregue será a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marinceck, a popular “Estrada das Palmeiras”, que deve ter­minar no final de dezembro e consumirá R$ 25,3 milhões.

“Ribeirão Preto foi o único município do Estado que con­seguiu tirar as obras do PAC do papel e fazer prosperar. Com isso, a cidade vai se modernizar, gerar empregos, renda, serviços e atividades comerciais e econô­micas que contribuirão para o desenvolvimento do município”, afirma o prefeito Duarte No­gueira Júnior (PSDB).

Estão previstos 56 quilôme­tros de corredores de ônibus, via­dutos, pontes e túneis nas princi­pais vias do município. No total, serão investidos R$ 310 milhões, a maior parte financiada pelo PAC da Mobilidade Urbana, com contrapartida da prefeitura de R$ 33,4 milhões, que servirão para recepção de quase R$ 280 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal.

PAC da Mobilidade – De acordo com os projetos das obras de mobilidade urbana, serão executados 56 quilôme­tros de corredores estruturais do transporte coletivo. Nas obras estão previstas a constru­ção de um viaduto na avenida Jerônimo Gonçalves e na ave­nida Maria Jesus de Condeixa, passarela entre a rodoviária e o Mercado Municipal, três pontes na avenida Doutor Francisco Junqueira – uma para interligar a via com as ruas José Bonifácio e Paraíba. A segunda ponte vai ligar a Francisco Junqueira com as ruas Visconde de Inhaúma e Tamandaré e a terceira, da ave­nida com a Barão do Amazonas.

O PAC II também con­templará a construção de dois túneis: um na avenida Antônio Diederichsen com Presidente Vargas e o segundo na avenida Presidente Vargas com Nove de Julho. A avenida Brasil contará com dois cruzamentos, um com a Mogiana e outro com a ave­nida Thomaz Alberto Whately. Obras de interseção em desní­vel serão executadas entre as avenidas Independência com Professor João Fiúsa e Presi­dente Vargas com João Fiúsa.

Adequações viárias serão executadas na rotatória das ave­nidas Portugal, Antônio Die­derichsen e Nove de Julho. As avenidas Independência, entre o córrego Nova Aliança e Lygia Latuf Salomão, serão duplicadas e, será implantada uma via de fundo de vale na avenida Co­ronel Fernando Ferreira Leite. Ribeirão Preto também ganhará mais três terminais de ônibus, um no Centro, no Norte e no Novo Shopping.

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