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29 de março de 2024 | 10:07
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Ciência e Tecnologia

Pagamento por aproximação chega a ônibus municipais de São Paulo

A prefeitura de São Paulo anunciou, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e da São Paulo Transportes (SPTran), o projeto-piloto que vai permitir que os passageiros usem cartão de débito, crédito ou pré-pago, bem como celular ou outro dispositivo que use tecnologia de pagamento por aproximação (Near Field Communication – NFC) nos ônibus da cidade.

Assim, paulistanos e turistas poderão pagar a passagem de ônibus sem precisar usar dinheiro ou bilhete único. A novidade estará disponível a partir de sábado (14) e foi possível a partir de uma parceria entre concessionárias de ônibus, empresas de bilhetagem e as bandeiras de cartões de débito e crédito Visa, Mastercard e Cielo. O teste vai durar três meses e vão participar dessa primeira rodada 200 ônibus de 12 linhas da cidade.

Segundo o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, a ideia é facilitar. “Esse sistema representa economia de tempo para o consumidor, que não precisa, por exemplo, ir a um caixa eletrônico para sacar dinheiro.” Além disso, pode facilitar a vida dos turistas que visitam a cidade e garantir um embarque mais fluido (já que não é necessário esperar por troco).

Como funciona?

Fazer o pagamento com um dispositivo NFC é bastante simples: basta aproximá-lo do validador sinalizado para o uso da tecnologia — assim como se faz atualmente com o bilhete único. Tanto o cartão quanto os terminais habilitados têm o sinal de quatro ondas.

Reprodução

O valor corresepondente à tarifa será debitado diretamente na fatura (para cartões de crédito) ou na conta corrente (para cartões de débito), sem custo adicional ou taxas.

Dispositivos de qualquer país

Como o sistema aceita cartões emitidos fora do Brasil, visitantes de outros países também poderão usar o recurso. Muitos turistas estrangeiros já conhecem o sistema, que é usado em cidades como Nova York, Londres e Sydney, entre outras. “Ao ampliar as opções de pagamento no transporte público, São Paulo agora está nessa lista também”, destaca João Pedro Paro, presidente da Mastercard para o Brasil e o Cone Sul.

Aqui no Brasil, a primeira cidade a usar esse tipo de pagamento instantâneo na rede de transporte público foi Jundiaí (SP). “Hoje, toda a frota de ônibus do município aceita o uso de dispositivos NFC”, conta Paro. Ele adianta que, em breve, a novidade deve chegar à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “Não vamos mais precisar ter inveja do Rio de Janeiro”, brinca. A empresa opera, atualmente, o mesmo sistema na SuperVia.

Desde abril, o sistema já está ativo no metrô do Rio de Janeiro desde abril — em parceria com a Visa. Segundo a empresa, a quantidade de transações por aproximação tem crescido quase 60% ao mês. Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil, diz que isso é a prova de que benefícios como conveniência, rapidez e segurança são cada vez mais buscados. “Para se ter uma ideia do sucesso do projeto, 94% das pessoas que usam a solução no transporte público, seguem usando como hábito. Tenho certeza de que em São Paulo não será diferente”, prevê.

De acordo com os números mais recentes do Global Destination Cities Index, são 2 milhões que visitam a capital paulista que poderão fazer uso dos próprios cartões, pois os emitidos fora do País também serão aceitos.

Via Olhardigital

 

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