A tão esperada chegada do Papai Noel no Centro de Ribei­rão Preto ocorreu na noite des­ta quarta-feira, 5 de dezembro, na Esplanada do Theatro Pedro II, e emocionou o público. O bom velhinho abrirá o “Natal Luz”, uma série de atrações rea­lizada pela Associação Comer­cial e Industrial (Acirp) e Sin­dicato do Comércio Varejista (Sincovarp) com o apoio do Si­coob Cooperac e da prefeitura.

Neste ano, o palácio do Papai Noel foi instalado no Centro Cultural Palace e fun­cionará todos os dias até 24 de dezembro. “Uma noite digna desse momento natalino, com muitas surpresas e emoções”, diz o presidente da Acirp, Dori­val Balbino. Cerca de cinco mil pessoas lotaram a Esplanada do Theatro Pedro II, segundo estimativa da Polícia Militar.

Papai Noel apareceu na sacada do teatro, acenou para o público e desejou um feliz Natal a todos. Em seguida, um espetáculo de cores foi projeta­do na fachada do Pedro II e as luzes da praça XV de Novem­bro foram acesas. Os consumi­dores também aproveitaram o horário especial do comércio. As lojas da região central, dos bairros e dos principais corre­dores comerciais – avenidas da Saudade (Campos Elíseos) e Dom Pedro I (Ipiranga) e Bou­levard – começaram a atender até mais tarde no último sába­do (1º). O novo expediente vai até dia 24, véspera de Natal.

De segunda a sexta-feira, as lojas abrem das nove às 22 horas. Nos finais de semana, em mais três sábados (dias 8, 15 e 22) a abertura será das nove às 22 horas e em três do­mingos (dias 9, 16 e 23), das dez às 17 horas. Na segunda-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal, o atendimento será das nove às 18 horas. Na ter­ça-feira (25) o comércio esta­rá fechado. O horário também foi estendido nos quatro sho­pping centers da cidade.

A 20 dias para o Natal, a principal data sazonal do vare­jo, os lojistas ribeirão-pretanos estão otimistas e esperam ele­var as vendas neste final de ano. A expectativa do Sincovarp é de crescimento. Em 2017, os negócios tiveram variação po­sitiva de 0,38%, na comparação com o período anterior, quan­do a alta foi de 0,23%. O tíquete médio dos presentes em 2018 deve ser de R$ 180.

O horário das lojas de RP em dezembro
Até dia 22 Das nove às 22 horas
Sábados, dias 8, 15 e 22 Das nove às 22 horas
Domingos, dias 9, 16 e 23 Das 10 às 17 horas
Dia 24 (segunda-feira), véspera de Natal: das nove às 18 horas
Dia 25 (terça-feira), Natal: lojas fechadas