22 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 10:48
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Papai Noel não usa trenó em RP
Cultura

Papai Noel não usa trenó em RP

O Faixa Branca Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto participará da abertura das festi­vidades natalinas do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medici­na da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP). Nesta sexta­-feira, 1º de dezembro, entre onze horas e meio-dia, os carros antigos dos associados sairão em comboio e vão conduzir o Papai Noel até a portaria do Ambulatório do HC Campus, no Jardim Monte Alegre, na Zona Oeste da cidade.

O Faixa Branca aceitou o convite feito pelo Serviço Mé­dico do Hospital das Clinicas. “É uma grande honra ao Clube Faixa Branca participar das fes­tividades natalinas do Hospital das Clinicas. É muito gratifi­cante poder fazer parte de uma atividade que certamente levará alegria não apenas às crianças, mas também aos adultos que se encontram em tratamento no hospital”, afirma o presidente do clube, Eduardo Penteado Crósta.

Além das exposições diver­sas, os veículos do Faixa Branca são constantemente solicitados em eventos comemorativos e para o transporte de persona­lidades como Papai Noel, Rei Momo e Rainhas do Carnaval. “É motivo de muita alegria para to­dos os associados do Faixa Branca. Já estivemos presentes em desfiles cívicos, carnavalescos, inaugura­ções e eventos comemorativos dos mais variados temas, até a abertura da Stock Car foi feita por nossos carros antigos”, co­memora o presidente.

O Faixa Branca Clube do Car­ro Antigo foi criado em Ribeirão Preto há 28 anos, em junho de 1989, e conta atualmente com aproximadamente 250 associados apaixonados por veículos antigos, carros, motos e caminhões. Des­de março de 2010 tem sede pró­pria, onde atualmente aconte­cem as reuniões dos associados e o Museu do Carro Antigo que sedia exposições de veículos, de fotos, troféus e diversos outros itens relacionados ao automobi­lismo local e nacional.

O espaço conta com diferen­tes tipos de artes o que possibilita exposições variadas. Além dos veículos antigos, há troféus de pilotos campeões e consagrados da Stock Car – Ribeirão Preto tem dois campeões da categoria: o tetracampeão Paulo Gomes (1979, 1983, 1984 e 1995) e o filho Marcos Gomes (em 2015, também venceu a Stcok car Li­ght em 2006) –, mural de fotos, roupas de pilotos e outros itens.

Em junho do ano passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) promulgou lei do depu­tado Welson Gasparini (PSDB) aprovada na Assembleia Legisla­tiva de São Paulo (Alesp) e decla­rou o Faixa Branca uma entidade de utilidade pública, por reali­zar, anualmente, no Novo Sho­pping, o tradicional “Encontro dos Carros Antigos”.

Os 250 associados contam com modelos fabricados des­de os anos 1920 até a década de 1970, além de exemplares mais atuais, com design retrô, ao lado de alguns símbolos de suas épocas, como um Mustang de 1965, um Ford Phaeton de 1931, Opala, Camaro, Studebaker, Mercury, dentre outros. O Faixa Branca Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto organiza en­contros em sua sede às quartas­-feiras, às 20h30, e aos sábados, às 17 horas, na rua Luciana Mara Ignácio nº 825, no Jardim Botâ­nico, Zona Sul da cidade.

O Faixa Branca Clube do Carro Antigo sempre foi muito atuante realizando ou partici­pando de diversas atividades e ações não apenas em Ribeirão Preto e na região, mas também em capitais e outros estados. Entre essas atividades desta­cam-se inúmeros encontros e passeios com os veículos an­tigos, como o Desfile da Inde­pendência realizado em setem­bro de 1989, quando o cortejo foi aberto pelo Ford T 1919, com a concentração dos veículos, após a solenidade, na Esplanada do Theatro Pedro II.

Mais notícias