22 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 13:52
Jornal Tribuna Ribeirão
ALFREDO RISK
Início » Parada LGBT será no dia 21
Cultura

Parada LGBT será no dia 21

A 18ª Parada LGBTQIA+ de Ribeirão Preto começa sua programação oficial na próxima segunda-feira, 15 de agosto, às 19 horas, com abertura solene na Câmara de Vereadores. O calendário envolve ações de prevenção e saúde, documentários, filmes, exposição cultural, mutirão de retificação de nome e gênero, finalizando no dia 21 com o desfile, cujo tema deste ano é “Vote com orgulho – Contra o fascismo e em defesa do amor”.

A concentração será a partir das 13 horas, na avenida Presidente Vargas (onde ficarão os três trios elétricos) com a Professor João Fiúsa (alameda João Paulo II, nas proximidades do Pão de Açúcar), no Jardim Santa Ângela, Zona Sul. Vai terminar na praça João Marchesi (perto da Churrascaria Alta Brasa), no Jardim São Luiz.

O calendário, que comemora quase duas décadas de Parada LGBTQIA+ no município, inclui exibição de filme, documentário, campanha de prevenção DST/AIDS, entrega de Prêmio Diversidade aos apoiadores e empresas parceiras da causa LGBT, realização do segundo mutirão de retificação de nome e gênero e a parada.

“A programação que comemora essa data foi planejada com antecedência para debater a diversidade e a visibilidade LGBTQIA+ de forma ampla. As paradas lembram que a gente existe e que precisamos ter direitos reconhecidos como todo mundo. Esse movimento não é só diversão, mas também um importante espaço de luta”, informa Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-Íris.

Os shows serão na praça João Marchesi. Na terça-feira, dia 16, das 19 às 22 horas, na sede da Faculdade Estácio, acontece a exibição do documentário “Cartas para Além dos Muros”, seguida da palestra “Prevenção Combinada Contra a DST/Aids”.

Neste mesmo espaço, na quarta-feira (17), das 19 às 22 horas, hevará a exibição do filme “Madame Satã”, interpretado por Lázaro Ramos, com direção Karim Aïnouz (2002), além de formação de mesa de debate com o tema “Os desafios dos corpos negros e LGBTQIA+ na sociedade”, com entrada gratuita.

Na quinta-feira, dia 18, às 14 horas, a programação chega ao Jardim Progresso, Zona Oeste da cidade, com a palestra de prevenção denominada “Sífilis não – Vamos cuidar agora”, com a presença de dois representantes do Laís – Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ainda haverá sarau cultural no dia 18, das 19 às 22 horas, no espaço do Centro Cultural Palace, na rua Álvares Cabral nº 322, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico. A segunda edição de retificação de nome e gênero será na sexta-feira (19), das oito às 17 horas, na sede da Faculdade Estácio. Ainda neste dia acontecerá a entrega do Prêmio Diversidade 2022 para pessoas e entidades que promovem respeito à diversidade.

A ONG Arco-Íris leva sua história para um dos estandes da -Central Única das Favelas (Cufa) na Feira Internacional do Livro, no dia 20. A programação finaliza com a realização da 18ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Ribeirão Preto no dia 21 de agosto, a partir das 13 horas.

Evento traz novidades artísticas como a apresentação da Mulher Pepita, que é cantora, compositora e possui notoriedade por ser uma das primeiras funkeiras trans do Brasil e seu trabalho é frequentemente associada ao ativismo LGBT, assim como Kaya Conk (autora do sucesso “E aí Bebê?”), cantora, compositora e drag queen, que arrasta muitos fãs por onde se apresenta. Além de um casting de artistas especiais da cidade e região, selecionados em edital.

Mais notícias