Jornal Tribuna Ribeirão

Paraná lança Rota Turística das Lavandas

CONEXÃO 123

A rota das lavandas é a mais nova opção para os viajantes que apreciam o turismo rural. Lançado du­rante a ExpoLondrina 2022, o atrativo turístico já conta com cinco produtores de re­giões do Paraná: Palmeira, Toledo, Londrina, Umuara­ma e Carambeí. A previsão de abertura para visitas é maio deste ano.

O novo roteiro de turis­mo visa encantar visitantes de outras localidades do Bra­sil, além dos paranaenses. A propósito, a iniciativa fomen­ta também o turismo rural do Paraná como mais uma oportunidade de renda dos agricultores locais.

A criação da atividade turística integra parte da atu­ação do Instituto de Desen­volvimento Rural do Paraná. Para você que ama curtir mo­mentos em meio à natureza e apreciar cultivos locais, a rota oferecerá informações técni­cas sobre a produção, mos­trará a beleza dos lavandários e proporcionará a chance de experimentar sorvete, cho­colate e geleia produzidos com a planta. Os visitantes que completarem o roteiro poderão também conhecer o método de extração de óleos essenciais.

Rota das Lavandas receberá turistas a partir de maio

Sorvete, chocolate e geleia de lavanda são os itens pro­duzidos pelo Lavandário Vale dos Sonhos, em Palmeira. Os campos de lavanda dividem espaço com três lagos e um celeiro. Além disso, o estabe­lecimento oferece opção de ensaios fotográficos e visita guiada, mediante agenda­mento prévio. As fabricações caseiras podem ser adqui­ridas no armazém, além de cursos de aromaterapia.

Na região oeste do Para­ná está a cidade de Toledo. A propriedade Alfazenda garante a oportunidade de conhecer sobre o cultivo da planta e a extração do óleo essencial. O visitante tam­bém poderá comprar o que é produzido no local.

Já em Londrina, a Santa Lavanda oferece aos visi­tantes logo na entrada água saborizada e shortbread de lavanda, um tradicional bis­coito holandês. Após uma palestra sobre os benefí­cios da planta, o turista é direcionado ao campo para aprender a podar a lavan­da e ainda poderá levar um buquê para casa. Encontre mais detalhes sobre o que fazer em Londrina.

Turismo rural tem ganhado destaque entre os viajantes que apreciam viajar e curtir momentos em meio à natureza

O município de Umua­rama é berço do laborató­rio TEC BIO, da Universi­dade Estadual de Maringá (UEM), que ensinará sobre a extração de óleo essencial e os benefícios do produto. Aliás, o viajante poderá co­nhecer o aroma de outros 25 óleos essenciais.

Em Carambeí, a rota da lavanda passa por um vilare­jo com características holan­desas com foco no turismo rural. Além de conhecer o lavandário local, o turista po­derá acompanhar a transfor­mação da planta em produ­tos artesanais. A propriedade também oferece contato com bezerros e uma queijaria.

Turismo rural
Respirar novos ares e es­tar em contato com a natu­reza, essas e outras sensações integram a oportunidade de viajar. Para quem é apaixo­nado por ser turista, planejar viagens e roteiros é tão praze­roso quanto pegar a estrada ou embarcar no avião. Mas, afinal, o que é turismo rural?

Dentre tantas modalida­des para turistar, o turismo rural tem ganhado destaque nacional. Conhecido tam­bém como agroturismo, per­mite aos viajantes conhecer e ter contato direto com a na­tureza, a agricultura e a cul­tura locais, além de valorizar a hospedagem em ambiente totalmente rural.

Além de conhecer sobre a produção e se encantar com a beleza dos lavandários, os turistas podem acompanhar o processo de extração de óleos e essências destas plantas

Quem busca por essa modalidade turística, deseja vivenciar coisas simples e au­tênticas. Por isso, a atividade ganha notoriedade aos turis­tas que querem paz, tranqui­lidade e descanso durante os dias de viagem. (Mais infor­mações Conexão 123 – blog. 123milhas.com).

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
AllEscort