22 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 11:03
Jornal Tribuna Ribeirão
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
Início » Participantes do Enem podem consultar cartão
Educação

Participantes do Enem podem consultar cartão

Os participantes do Exa­me Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, inscritos para a reaplicação das provas no pró­ximo domingo, 9 de janeiro, e no dia 16, já podem entrar na Página do Participante e confe­rir, no Cartão de Confirmação de Inscrição, a data, o horário e local de aplicação do exame.

O cartão de confirmação traz ainda informações como núme­ro de inscrição, opção de língua estrangeira selecionada, bem como tratamento por nome so­cial e atendimento especializa­do, caso esses serviços tenham sido solicitados e aprovados.

Apesar de não ser obriga­tório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa­cionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação das provas. Para visualizar ou imprimir o Cartão Confir­mação, o participante precisa acessar o sistema do exame com o login e a senha únicos do governo federal.

Caso o participante não lembre ou tenha perdido a se­nha, é possível recuperá-la. Se­gundo o Inep, a reaplicação das provas é direcionada aos isen­tos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade para se inscrever na edição de 2021.

Também farão as provas os participantes que tiveram o pedido de reaplicação apro­vado por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas, problemas logísticos no dia da aplicação do Enem, em novem­bro do ano passado. Além dos inscritos no exame para Pes­soas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.

Enem
O exame avalia o desempe­nho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entra­da para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Progra­ma Universidade para Todos (ProUni), ambos do Ministério da Educação.

Instituições de ensino públi­cas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como cri­tério único ou complementar dos processos seletivos, além de servir de parâmetros para aces­so a auxílios governamentais, como o Fundo de Financia­mento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usa­dos nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educa­ção superior em Portugal.

Dados do Instituto Na­cional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira apontam que as quatro maiores cidades da região inscreveram 17.426 candidatos na última edição: Ribeirão Preto (9.884), Franca (4.093), Sertãozinho (1.734) e Barretos (1.715).

Mais notícias