A virada do ano está chegando e a Basilar dá uma dica de sobremesa para você utilizar ingredientes que são tradicionais nesta época do ano, como abacaxi, uva-passa, pêssego em calda, nozes, entre outros.

INGREDIENTES
– 2 embalagens de Maizena (200g)
– 200g de açúcar
– 4 colheres (sopa) de amido de milho
– 1 sachê de chá preto
– 4 claras
– 100g de chocolate ao leite picado
– Cravo a gosto
– 1 abacaxi descascado e picado
– 300g de ameixa sem caroço
– 1 litro de leite
– 4 gemas peneiradas
– 1 1/2 xícaras (chá) de creme de leite
– 1 xícara (chá) de vermute branco doce

MODO DE PREPARO
– Em uma panela média, misture 1 abacaxi com ½ xícara (chá) de açúcar e os cravos. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até desmanchar. Se necessário, ajude com um garfo. Deixe esfriar e reserve.
– Prepare o creme de ameixa. Em uma tigela pequena, junte 300g de ameixa e 1 sache de chá preto, regue 1 copo de água fervente e deixe as ameixas em infusão por 1 hora. Em segui­da, bata no liquidificador até obter uma pasta.
– Em uma panela média, junte 1 litro de leite, 4 colheres (sopa) de amido de milho, 6 colheres (sopa) de açúcar, 4 ge­mas e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, junte a pasta de ameixa, mexa bem e reserve.
-Prepare a cobertura. Bata 4 claras em neve na batedeira junto com 3 colheres (sopa) de açúcar. Retire, junte 1 ½ xícara (chá) de creme de leite, mexa delicadamente e reserve.
– Monte o pavê de ameixa com abacaxi num refratário médio da seguinte forma: biscoito maizena umedecidos no vermute, creme de ameixa, biscoito maizena umedecidos no vermute, doce de abacaxi, biscoito maizena umedecidos no vermute, creme de ameixa, biscoito maizena umedecidos no vermute, finalize com a cobertura e por cima chocolate ao leite picado.
-Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 40 minutos