24 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 22:47
Jornal Tribuna Ribeirão
Foto: Montagem (Nelson Almeida-AFP/ Isac Nobrega-PR)
Início » Pesquisa FSB/BTG Pactual – Lula tem 45% e Bolsonaro, 34%
Eleições

Pesquisa FSB/BTG Pactual – Lula tem 45% e Bolsonaro, 34%

Pesquisa do Instituto FSB para presidente da República enco­mendada pelo banco BTG Pactu­al, divulgada nesta segunda-feira, 15 de agosto, aponta o ex-presi­dente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto, seguido pelo atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 34%.

A diferença, de 11 pontos percentuais (pp.), marca a reto­mada do fôlego de Lula nos le­vantamentos, após a pesquisa da semana passada apontar a menor diferença até então entre os dois, de 7 pp., na série história iniciada em março deste ano. Com relação à pesquisa anterior, de 8 de agosto, Lula subiu 4 pp., pois tinha 41%.

No mesmo período de uma semana, Bolsonaro permaneceu em 34%. Ciro Gomes teve 8%, 1 pp. a mais do que os 7% da pes­quisa da semana passada, e Si­mone Tebet (MDB) registrou 2%, 1 pp. a menos do que na mostra anterior. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nu­los somaram 1%, outros 2% não souberam ou não responderam e 5% declaram não votar em ne­nhum dos candidatos.

Na simulação de segundo tur­no, Lula venceria Bolsonaro por 53% a 38%, ante 51% a 39% na pesquisa de 8 de agosto. Nessa si­mulação, Lula cresceu 2 pp. e Bol­sonaro cresceu 1 pp. Lula venceria Ciro por 50% a 29% e Simone por 54% a 26%. Ciro bateria Bolso­naro por 47% a 39% em eventual segundo turno entre Bolsonaro e Simone haveria empate técnico: 42% a 40% para o atual presidente.

Rejeição
A pesquisa do Instituto FSB mostra o presidente Jair Bolso­naro na liderança da rejeição de votos para o pleito deste ano. De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados não votariam no chefe do Executivo “de jeito nenhum”. Já o candidato à Presi­dência da República Ciro Gomes (PDT) pontua em segundo lugar, com 48% de rejeição.

A pesquisa BTG/FSB di­vulgada ontem mostra pouca variação no índice de rejeição dos candidatos com o maior número de intenções de voto, de apenas um ponto porcentual na comparação com a divulgada em 8 de agosto. No caso de Lula, para menos, de 45% para 44%, e na pergunta para Bolsonaro, para mais, pois era 53% antes.

Com menores pontuações estão Luiz Felipe D’Ávila (Novo), com 30%, Simone Tebet (MDB), com 28%, e Pablo Marçal (Pros), com 26%. A pesquisa também fez um cruzamento entre as rejeições de Lula e Bolsonaro, líderes na dis­puta pela cadeira da Presidência.

De acordo com os dados, 44% do eleitorado votariam em Lula, mas não votariam em Bolsonaro, enquanto que 34% votariam no atual chefe do Executivo, porém não votariam no ex-presidente. O público que não vota nem em Bolsonaro nem em Lula marca 9%, registrando a mesma pontu­ação do eleitorado que não rejeita nem Lula nem Bolsonaro.

A pesquisa
A pesquisa do Instituto FSB foi feita entre sexta-feira, dia 12, e domingo, 14 de agosto, com dois mil eleitores, intervalo de con­fiança de 95%, margem de erro de 2 pp. e está registrada no Tri­bunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00603/2022.

Mais notícias