20 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 9:27
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTO: DIVULGAÇÃO/PF
Início » PF realiza operação contra pedofilia na região
DestaquePolíciaRegião

PF realiza operação contra pedofilia na região

Operação Dólos foi realizada nas cidades de Rifaina e Franca e investigado foi preso

A Polícia Federal de Ribeirão Preto deflagrou, na manhã desta quinta-feira (04), uma operação de combate aos crimes de abuso sexual infantil. A Operação Dólos foi realizada nas cidades de Rifaina e Franca.

O homem investigado acabou preso. Ele atuava nas modalidades de “grooming” e “sextortion”, palavras de origem inglesa, sendo a primeira utilizada para definir o aliciamento de menores através da internet, com a finalidade de se buscar benefícios sexuais e a segunda, referente à extorsão sexual decorrente da posse dos materiais de abuso sexual, obtidos através do “grooming” e, posteriormente, utilizada para submeter às vítimas a contínuos abusos.

Entre 2017 e 2019, o investigado abordou menores com idades entre 8 e 16 anos através de redes sociais, se fazendo passar por agente de modelos. Quando ganhava a confiança das vítimas, pedia fotos das crianças nuas e em cenas de sexo.

A PF conseguiu identificar 11 perfis falsos e listou 24 vítimas. Para persuadir as crianças, o investigado fazia falsas promessas de trabalho, inclusive ao lado dos ídolos das vítimas. Quando as crianças se recusavam a mandar mais fotos e vídeos, o homem as ameaçava, dizendo que divulgaria o material que já tinha na internet e mandaria também para os pais da criança. Assim garantia mais material com cenas de sexo ou nudez infantil.

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão temporária em dois endereços do investigado, que vai responder pelos crimes de estupro virtual de vulnerável em 17 ocasiões, divulgação de cenas de estupro de menores e vulnerável em três ocasiões e por dirigir cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo crianças e adolescentes em 12 ocasiões. Segundo a PF, ele está sujeito a penas totais que variam de 187 a 302 anos de prisão.

A operação teve o nome inspirado na mitologia grega. Dólos, ou Dolo, personificava o ardil, a fraude, o engano, a astúcia, as malícias, as artimanhas e as más ações.

Por: Adalberto Luque

Mais notícias