DENIS BALIBOUSE/REUTERS

A Pfizer e sua parceira, BioNTech, anunciaram nesta terça-feira, 15 de junho, que enviarão ao Brasil 2,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 nesta semana, até esta quinta-feira (17). Con­forme comunicado divulgado pelas empresas, a remessa será enviada em três lotes.

Na terça-feira chegaram 530 mil doses. Outras 936 mil deverão chegar nesta quarta­-feira (16) e igual quantitativo na quinta-feira (17). Com as entregas dessa semana, o nú­mero de vacinas disponibiliza­das pela farmacêutica chegará a 10,6 milhões.

O consórcio Pfizer BioN­Tech fechou acordo com o go­verno brasileiro em março des­te ano que envolve a aquisição de 100 milhões de doses. Em maio, um novo negócio pre­viu mais 100 milhões de doses, que serão entregues entre ou­tubro e dezembro.

Covax facility
O Ministério da Saúde anun­ciou também hoje que na próxi­ma semana receberá mais um lote de vacinas contra a covid-19 do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial de Saúde e que reúne governos e fabricantes.

Serão enviadas ao país 842,4 mil doses pelo consór­cio. Até o momento, o Brasil recebeu cinco milhões de do­ses pela Covax Facility. Pelo investimento feito, o país tem direito a 42,5 milhões até o fim do ano. O Ministério da Saúde não divulgou quando deverá ter a próxima remessa.