Pix movimenta R$ 9,3 bi na primeira semana

0
30
ALFREDO RISK

A primeira semana de operação plena do Pix – o sistema de pagamentos ins­tantâneos do Banco Cen­tral – foi positiva, com uma operação “suave e segura” da plataforma, na avaliação da autoridade monetária. Ao todo, 735 instituições ope­ram atualmente. Nos pri­meiros sete dias de operação plena – até o último domin­go, 22 de novembro – foram feitas 12,2 milhões de opera­ções na plataforma, com um volume financeiro total de R$ 9,3 bilhões.

O índice de disponibili­dade do sistema do BC foi de 100% no período, embora algumas instituições tenham tido algum problemas pontu­ais em seus próprios sistemas. Os usuários do Pix já fizeram 4,39 milhões de portabilida­de de chaves, entre 5 de outu­bro e o último domingo (22), e o total de cadastros chegou a 83,49 milhões.

São 79,8 milhões de pes­soas físicas e 3,7 milhões de empresas. Como cada usu­ário pode registrar mais de uma chave por conta bancá­ria, o número real de usuá­rios no Pix é de 34,5 milhões de pessoas e 2,2 milhões de firmas com pelo menos uma chave cadastrada no sistema. De acordo com a autoridade monetária, os dados do Pix são enviados diariamente ao BC pelos participantes do sistema. Assim, explica, os números podem sofrer alte­rações retroativas.

Comentários