Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental

O proprietário do imóvel em que a ave estava foi multado; o ação policial ocorreu durante a operação “Gaia”

A Polícia Militar Ambiental, durante ações da operação “Gaia”, apreendeu uma ave silvestre da espécie sabiá, na segunda-feira, 31 de maio, em uma residência localizada no município de Franca, na região de Ribeirão Preto.

Segundo a Polícia Militar, os agentes se deslocaram até o imóvel após receberem denúncia. Na oportunidade, a ave foi encontrada sem anilha de identificação dentro de uma gaiola coberta por panos, na tentativa de ludibriar a equipe.

O proprietário da residência, ao ser questionado, informou que não é criador cadastrado junto ao órgão ambiental. Diante dos fatos, foi elaborado auto de infração ambiental e o homem recebeu multa. A ave foi apreendida.

Operação Gaia

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, a Polícia Militar Ambiental realiza uma operação em todo o Estado de São Paulo em referência à semana do meio ambiente. Intitulada “Gaia”, a ação tem como objetivo combater crimes ambientais visando a proteção ao meio ambiente.

Durante a operação, serão atendidas denúncias contra crimes de flora, caça, pesca e queimadas, por exemplo. Ainda serão realizadas ações de fiscalizações para  verificar os reflorestamentos de fragmentos florestais da região.