20 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 5:02
Jornal Tribuna Ribeirão
REPRODUÇÃO/GCM
Início » PM de Ribeirão Preto tem novo comandante
Geral

PM de Ribeirão Preto tem novo comandante

O coronel Robson Douglas de Souza é o novo comandante do 3º Comando de Policiamen­to do Interior (CPI-3). Ele assu­miu o cargo nesta segunda-feira, 12 de abril, em substituição ao também coronel Carlos Alber­to Machado. De acordo com a Polícia Militar, Souza ingressou na corporação em 19 de setem­bro de 1986 e, posteriormente, realizou o curso preparatório de formação de oficiais.

Em 1992, foi declarado as­pirante à oficial e promovido ao posto de coronel PM em 28 de abril de 2018. O 3º Comando de Policiamento do Interior (CPI- 3) tem sete batalhões territoriais, sediados nas zonas Sul e Norte de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho. A área de cober­tura abrange 93 municípios e 39 distritos no total.

A população é estimada em 3,83 milhões de pessoas. São quatro mil policiais militares que, diariamente, levam mil viaturas às ruas em toda a re­gião. Já o 11º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) é co­mandado pelo major PM Artur Henrique Loffler.

Conta com cinco grupos de canil distribuídos nas cidades de Ribeirão Preto, Araraqua­ra, Franca, Barretos e Sertão­zinho, somando 49 cães. Em dezembro de 2019, quando foi inaugurado, contava comn um grupo de policiamen­to montado com 18 cavalos.

O efetivo era de 268 po­liciais, 30 grandes viaturas (SUV), 60 fuzis de alto com­bate e 260 pistolas automáticas para auxiliar os profissionais da segurança pública no com­bate ao crime na cidade e re­gião. É subordinado ao CPI-3 e também atende 93 cidades.

Se permanecer no coman­do até agosto, o coronel Rob­son Douglas de Souza deverá cortar a fita de inauguração do novo prédio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) em Ribeirão Preto. O equipamento está sendo cons­truído no mesmo local, no 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (3º BPMI).

Fica na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi nº 1.538, no Jardim Independência, na Zona Norte. A obra tem custo esti­mado de R$ 19,9 milhões e tem prazo de conclusão de 24 meses (dois anos, começou em agosto de 2019). O Copom passará a atender as 93 cidades da área de atuação do CPI-3.

O crescimento é de 86% em relação ao número atual, de 50 municípios – serão 43 a mais. A central será responsável pelo atendimento via telefones 190 (Polícia Militar), 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Ur­gência, Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros). Atualmente, são cerca de 2,4 milhões de habi­tantes na área de atuação, mas esse número deve saltar para 3,2 milhões.

Mais notícias