30.6 C
Ribeirão Preto
13 de agosto de 2022 | 16:36
Jornal Tribuna Ribeirão
Força-tarefa realizou operação em desmanches de peças de automóveis e motos (Foto: Alfredo Risk)
Destaque Polícia

Polícia realiza operação contra desmanches ilegais

Força-tarefa vistoriou desmanches que comercializam peças de automóveis e motocicletas

A Polícia Civil organizou, na manhã desta quarta-feira (29), a Operação Desmonte 1, uma força-tarefa para fiscalizar os desmanches que comercializam peças usadas para automóveis e motocicletas, nas regiões da Avenida Brasil (zona Oeste) e Rua José Bonifácio (Centro), em Ribeirão Preto.

Segundo o delegado Seccional de Ribeirão Preto, Sebastião Vicente Picinato, o objetivo foi combater estabelecimentos irregulares ou que comercializam de forma ilegal peças e componentes de veículos desmontados que foram furtados ou roubados.

A força-tarefa foi organizada pela Polícia Civil, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito, por intermédio do Gabinete de Fiscalização Integrada e contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Secretaria da Fazenda, Guarda Civil Municipal, Fiscalização Geral, Vigilância Sanitária e Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP).

Em entrevista coletiva, Picinato informou que três pessoas já haviam sido presas, duas delas por receptação e a terceira por posse irregular de arma de fogo e que a operação obedece a diretrizes do governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para combater a receptação. “Se a gente não tem a pessoa que adquire ou torna aquele ilícito para comércio, diretamente vai impactar nesses números que, a meu ver, até são altos aqui para a região”, disse o delegado. Uma quarta pessoa foi presa no período da tarde, em cumprimento a um mandado de prisão.

Segundo os coordenadores da operação, três pessoas foram presas e estabelecimentos irregulares foram lacrados (Foto: Alfredo Risk)

 

Ele revelou, inclusive, que mais da metade dos 90 desmanches existentes na cidade não estão regulamentados para funcionar. Vários estabelecimentos foram lacrados e muito material foi apreendido. Esse material vai passar por perícia para tentar confirmar sua procedência. Dois veículos e uma motocicleta foram recuperados. Uma arma de fogo foi apreendida, além de dois motores de automóvel e um de motocicleta.

Em alta

A Operação Desmonte 1 ocorreu logo após a divulgação dos índices estatísticos da criminalidade, computados pela SSP e publicados em seu site no dia 24 de junho. De acordo com os dados apurados em Ribeirão Preto, os casos de furto e roubo de veículos tiveram altas consideráveis em maio, em comparação com o mês anterior.

Os furtos de veículo subiram 16,8% em maio, totalizando 139 casos, contra 119 no mês anterior. Já os roubos de veículos estão entre as maiores altas. Em abril foram registrados 19 roubos de veículo. Em maio houve um aumento de 42%, totalizando 27 roubos. Quase um veículo por dia foi roubado na cidade. Muitos desses veículos acabam sendo desmontados e as peças repassadas aos desmanches. Combatendo a receptação, os índices devem cair no próximo mês. (Matéria atualizada em 30/06 às 07h59)

Por: Adalberto Luque

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com