20 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 1:26
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Pólio: RP longe da meta de vacinação
Saúde

Pólio: RP longe da meta de vacinação

A Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacina­ção vai até esta sexta-feira, 30 de outubro, e a Secretaria Mu­nicipal da Saúde de Ribeirão Preto convoca pais e responsá­veis para que levem seus filhos a um dos 36 postos com salas de vacinas, que permanecem abertas de segunda a sexta-fei­ra, em horários variados.

Em Ribeirão Preto, a meta da Secretaria Municipal da Saúde é aplicar 152.227 do­ses, 90% de 169.142 jovens. Segundo balanço da Divisão de Vigilância Epidemiológica, até 22 de outubro foram aplicadas 7.351 vacinas contra a poliomie­lite, com cobertura de 24,2%. O objetivo é imunizar 30.382 crianças de 1 a menores de cin­co anos, 90% de 33.758.

O público-alvo da multiva­cinação é formado por 121.845 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, 90% de 135.384 jovens que precisam atualizar as carteiras de vacinação. Os dados são atu­alizados semanalmente e a pró­xima atualização ocorrerá nesta quinta-feira, dia 29. A Secretaria de Estado da Saúde também está convocando pais e responsáveis para levarem os menores aos postos de vacinação.

Em São Paulo, ainda é preci­so vacinar mais de 1,4 milhão de crianças com menos de 5 anos contra a paralisia infantil para atingir 95% da cobertura do pú­blico almejado, equivalente a 2,1 milhão de meninos e meninas. Até sexta-feira (23), cerca de 653,1 mil crianças foram imunizadas contra a “pólio”, apenas 29,5% da população nessa faixa etária.

A adesão á multivacinação também precisa melhorar. Des­de 2 de outubro, quando a cam­panha teve início, apenas 427,3 mil crianças e adolescentes de 5 a 14 anos comparecerem nos pontos para atualização da car­teira vacinal. Destes 188,2 mil tiveram vacinas aplicadas, repre­sentando 44,1%.

O índice de comparecimen­to nesta faixa etária está em 6,8%. Na faixa de menores de um ano, 198,1 mil estiveram nesses servi­ços (cerca de 32,4% do público alvo), com vacina aplicada em 129,3 mil (65,3% no total). A campanha tem como principal objetivo aumentar a cobertura vacinal e atualizar cadernetas.

Para isso, propõe a aplicação de doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida pro­teção contra os vírus que circu­lam no território. Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crian­ças com idade entre 1 ano e me­nores de 5 anos devem levar os pequenos para receber a “goti­nha” (vacina oral, VOP).

Tipos de vacinas
No total, são oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças. Tem a BCG (tuberculose), rotavírus (diarreia), poliomelite oral e in­tramuscular (paralisia infantil), pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemo­philus influenza tipo b – Hib), pneumocócica, meningocóci­ca, DTP, tríplice viral (saram­po, caxumba e rubéola) e HPV (previne o câncer de colo de úte­ro e verrugas genitais), além das vacinas contra febre amarela, va­ricela e hepatite A.

Além disso, neste ano, tam­bém passou a integrar o Sistema Único de Saúde (US) uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Somando todos os tipos de vacinas, são mais de 5,2 milhões distribuídas nos postos do estado para aplicação na po­pulação-alvo.

Mais notícias