Jornal Tribuna Ribeirão

Polo Cervejeiro de Ribeirão terá Centro de Tecnologia

Verba será destinada pelo Programa de Fomento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico ao APL de Cervejas Artesanais de Ribeirão Preto

FOTOS: ALFREDO RISK

O Polo Cervejeiro de Ribei­rão Preto, entidade que reúne oito cervejarias artesanais da cidade e da região, receberá um aporte financeiro de R$ 490 mil para investir em um Cen­tro de Tecnologia Cervejeira. A verba será destinada pelo Programa de Fomento da Se­cretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo ao Arranjo Produ­tivo Local (APL) de Cervejas Artesanais de Ribeirão Pre­to, um conjunto de entida­des do qual o Polo faz parte.

“O Arranjo Produtivo Lo­cal de Cervejas é um título que o Polo conseguiu junto à Se­cretaria de Desenvolvimento de São Paulo. O APL trabalha a cadeia de um seguimento, no caso da cerveja, e engloba toda empresa que faz parte da ca­deia, que está envolvida direta ou indiretamente desde a pro­dução até o consumo da cerve­ja. Só pode ter um APL se um grupo de empresas, prefeitura ou associação solicite, no caso o Polo é um grupo de empre­sas, por isso conseguiu pleite­ar o APL. Só existe o APL da Cerveja de Ribeirão Preto por­que existiu o Polo Cervejeiro antes”, explica Paulo César No­gueira, consultor do Programa Empreender, da Associação Comercial e Industrial de Ri­beirão Preto (ACIRP).

O APL das cervejarias artesanais abrange 18 fábricas e diversas empresas que empregam mais de 450 trabalhadores

O APL das cervejarias arte­sanais abrange 18 fábricas e di­versas empresas que empregam mais de 450 trabalhadores.

Paulo César esclarece que os R$ 490 mil serão destina­dos para a construção de um Centro de Análises de Cer­vejas em Sertãozinho no Ins­tituto Federal de São Paulo, no Campus de Sertãozinho. O valor será utilizado para compra de equipamentos.

“O Centro representa eco­nomia e rapidez nas análises das cervejas. Também possibilita no­vos caminhos para desenvolvi­mento de pesquisas e controle de qualidade das cervejas do grupo”, finaliza Paulo César.

Polo Cervejeiro de Ribeirão foi fundado em 2013
O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto é um núcleo setorial que nasceu na Associação Comercial e Industrial (ACIRP) em 2013 e reúne oito cervejarias artesanais da cidade e região. Desde sua criação de­senvolveu ações e eventos com o objetivo de disseminar a cultura cervejeira.

Hoje as cervejarias que compõem o Polo são: SP 330, Invicta, Wal­fenger, Lund, Maltesa, Weird Barrel, BR Brew e Wolfes Beer.

No último levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre aumento de registro de cervejarias no Brasil o município de São Paulo com maior crescimento foi Ribeirão Preto, com aumento de 50%. O número de cervejarias registradas na cida­de em 2020, segundo o relatório, era de 15 unidades, contra dez do ano anterior.

Polo reúne oito cervejarias artesanais da cidade e região. Último registro apontam quinze cervejarias em Ribeirão
Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com