24 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 23:05
Jornal Tribuna Ribeirão
ALFREDO RISK
Início » Postos aderem às novas normasRibeirão
DestaqueEconomia

Postos aderem às novas normasRibeirão

A Central de Monitora­mento do Núcleo Postos da Associação Comercial e In­dustrial de Ribeirão Preto (Acirp) – iniciativa que reúne 85 postos de combustíveis da cidade, o equivalente a 50% do mercado local – emitiu co­municado nesta quinta-feira, 26 de março, para informar que todos os seus associados estão seguindo as recomen­dações e decretos das auto­ridades durante a pandemia do coronavírus, causador da covid-19.

A iniciativa já comunicou aos estabelecimentos que está em vigor a determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustí­veis (ANP) que solicita aos revendedores de combustíveis que funcionem, no mínimo, de segunda-feira a sábado, das sete às 19 horas. Antes da me­dida, a abertura mínima era das seis às 20 horas.

Preocupado com a inte­gridade dos colaboradores e clientes dos estabelecimentos, o Núcleo Postos Ribeirão Preto continua fazendo um trabalho de conscientização e seguindo as instruções das autoridades de saúde nos postos revende­dores e nas lojas de conveni­ência. No caso dos frentistas, a recomendação é lavar as mãos a cada atendimento.

A medida é necessária por causa do manuseio de chaves, dinheiro e cartões. Manter a distância de um metro dos consumidores e não ter con­tato físico. Em alguns estabe­lecimentos, os funcionários estão usando máscaras ci­rúrgicas, segundo o Tribuna constatou por meio do fotó­grafo Alfredo Risk – a maio­ria da equipe trabalha no sis­tema home office.

Outras recomendações são lavar as mãos com água e sa­bão, usar álcool em gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir usando lenço descar­tável ou aparar com o ante­braço e nunca usar as mãos, evitar aglomerações, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetivos pessoais, evitar tocar mucosas como olho, nariz e boca. Lim­par regularmente o ambiente. Deixar álcool em gel à dispo­sição de colaboradores e clien­tes nos estabelecimentos.

O decreto de calamidade pública de Duarte Nogueira Júnior (PSDB) autoriza a aber­tura das lojas de conveniência, mas proíbe o consumo de ali­mentos no local onde são pre­parados – pode atender nos sistemas delivery (entrega a do­micílio) e drive thru (a pessoa não precisa descer do carro). A medida vai até 26 de abril. Portanto, lanches e pequenas refeições antes feitas nas lojas de conveniência não poderão ser consumidos no local.

Mais notícias