Prefeito de Cravinhos vai presidir a ‘RMRP’

0
42
ALEXANDRE DE AZEVEDO/ CCS

O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) passou o bastão da presidência do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). O resultado da eleição foi divulgado pelo chefe do Executivo na manhã desta quarta-feira, 25 de mar­ço, durante a 17ª reunião do colegiado, que ocorreu por vi­deoconferência.

O prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos (PSDB), assumiu a pre­sidência, e o prefeito de Sertão­zinho, José Alberto Gimenez (PSDB), assumiu o cargo de vice-presidente. Ou seja, o tu­canato continua no comando da Região Metropolitana.

“Estou passando o bastão para vocês e digo que foi, para mim, uma honra representar, em todo esse período, o Con­selho Diretor. Agradeço a com­preensão de erros que a gente comete e digo que estou muito feliz, muito seguro de passar o bastão. Reforço que o Romag­noli foi um grande parceiro na vice-presidência e que vocês po­dem contar comigo e com a mi­nha equipe”, afirma Nogueira.

Em março de 2018, No­gueira foi reeleito presidente do Conselho de Desenvolvi­mento da Região Metropoli­tana, assim como o prefeito de Batatais, José Luís Romagnoli (PSD), foi reeleito vice-presi­dente, um ano após a eleição deles para os cargos, em 2017.

O Conselho de Desenvol­vimento da Região Metropo­litana possui características normativas e deliberativas. Tem poder para decidir sobre a execução de planos, projetos, programas, serviços e obras e conta com a participação dos 34 prefeitos e representantes do Estado nas funções públicas de interesse comum.

É composto pelo presiden­te, vice-presidente e pela secre­taria executiva (Agência/Em­plasa). Cabe ao órgão definir as funções públicas de interes­se comum, entre os seguintes campos funcionais: planeja­mento e uso do solo, trans­porte e sistema viário regio­nal, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social, esportes, lazer e cultura, planejamento integrado da segurança pú­blica, recursos hídricos, de­fesa civil e serviços públicos em regime de concessão ou prestados diretamente pelo poder público.

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) é formada por 34 cidades, tem uma população de 1.720.469 habitantes, segundo estima­tiva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em agosto. É composta por 34 municí­pios: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cra­vinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardi­nópolis, Luis Antônio, Moco­ca, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitan­gueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, San­ta Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antô­nio da Alegria, São Simão, Ser­ra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.

Via Restodontê