Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Agendamento será feito no Portal da prefeitura e vacinação atingirá profissionais das redes privada, estadual e municipal

A prefeitura de Ribeirão Preto anunciou nesta sexta-feira (09) em coletiva de imprensa o início da vacinação contra o coronavírus dos profissionais da Educação. O agendamento será feito a partir das 8h30 horas de segunda-feira (12), no Portal da Prefeitura www.ribeiraopreto.sp.gov.br. Poderão ser vacinados os profissionais da educação das redes privada, estadual e municipal.

A estimativa é que sejam vacinados cerca de quatro mil profissionais. A vacinação será feita nas próximas quarta e quinta-feira – dias 14 e 15 – no Ribeirão Shopping. Não haverá pagamento do estacionamento daquele empreendimento para quem for ser vacinado.

Para evitar que pessoas que não atuam no setor tentem “furar fila” o agendamento será validado pela Secretaria da Saúde, a partir dos cadastros dos profissionais repassados por sistema eletrônico pelas secretarias municipal, estadual e particular. Serão vacinados desde os diretores, professores e outros profissionais que atuam nas escolas, como o pessoal da limpeza.

O início das aulas presenciais na Rede Municipal continua suspenso, mesmo com a mudança da cidade da fase emergência para a Vermelha. Isso porque, uma decisão judicial do mês de março a favor do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto proibiu o retorno das aulas presenciais. A decisão obriga a prefeitura a apresentar para a Justiça, todos os procedimentos adotados pra garantir a segurança sanitária aos profissionais da educação e aos alunos. Uma das exigências é o laudo das 110 escolas feito por um médico infectologista.

Já as escolas privadas e estaduais foram autorizadas pelo Governo do Estado a iniciarem suas atividades desde que com limite de 35% dos alunos nas salas de aulas e obedecendo todos os protocolos sanitários do Plano São Paulo. As aulas na rede estadual estão previstas para começarem no dia 14 de abril.

Antes disso, porém, todas as instituições vão começar a receber as famílias e responsáveis entre segunda (12) e terça-feira (13) para orientação e comunicação do esquema organizacional, visto que algumas medidas serão obrigatórias, como distanciamento social, uso de máscara e álcool gel.