Nesta quinta-feira, 19 de maio, foi entregue o trecho 1 do corredor de ônibus Norte-Sul, que revitalizou as avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife, totalizando três quilômetros, além da implantação de 1,5 quilômetro de ciclovia na avenida Magid Simão Trad, no Adelino Simioni, na Zona Norte de Ribeirão Preto. O investimento na obra foi de R$ 27.147.269,07. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) participou da liberação do trânsito e destacou as melhorias realizadas na avenida.
“Realizamos um sonho antigo, de entregar uma avenida totalmente revitalizada. Antigamente, a avenida [Thomaz Alberto Whately] alagava, pois não tinha drenagem para o escoamento da água da chuva; agora, possui bocas de lobo e galeria de águas pluviais, além de um canteiro central com centenas de mudas de ipês de várias cores que darão mais vida para esta importante avenida”, disse.
Na revitalização, a ilha central da avenida Thomaz Alberto Whately foi reduzida para a implantação de galeria de água pluvial e bocas de lobo, que não existiam no local. Iluminação, calçadas com rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, guias e sarjetas, são outras melhorias feitas no local para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade.
A obra entregue ontem possui somente faixa preferencial para ônibus em toda a extensão, diferentemente da exclusiva, que permite apenas o tráfego de coletivos. Uma ciclovia foi implantada no canteiro central e em outros trechos que estão próximos à calçada em toda a extensão das avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife, com cinco quilômetros de extensão, ligando até a Via Norte. Na avenida Magid Simão Trad, no bairro Adelino Simioni, também foi implantada uma ciclovia, com 1,5 quilômetro de extensão.
“Todas as entradas da cidade estão recebendo tratamento digno para que aqueles que nos visitam tenham um acesso melhor e com mais conforto, buscando dar à população maior qualidade de vida”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro. Toda a extensão da avenida ganhou novas paradas de ônibus com piso em concreto e novos abrigos, além do recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos.
A obra irá beneficiar cerca de dois mil veículos, por sentido, que transitam por hora na avenida Thomaz Alberto Whately, e outros mil, também em cada sentido da avenida, que transitam na Recife nos horários de pico, beneficiando os moradores dos bairros Jardim Jóquei Clube, Jardim Aeroporto, Jardim Porto Seguro, Vila Elisa, Vila Carvalho, Parque Industrial Cel. Quito Junqueira, Vila Mariana e Quintino Facci I.
O superintendente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Marcelo Galli, destacou as seis linhas do transporte coletivo que passam pela avenida Thomaz Alberto Whately. “A novidade será uma linha que vai entrar no aeroporto (Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes), realizando o embarque/desembarque diretamente no terminal de passageiros”, explicou.
O trecho 1 faz parte do corredor de ônibus Norte-Sul, o maior em extensão de Ribeirão Preto, com cerca de 20 quilômetros, passando pelas principais avenidas da cidade, como Independência, Meira Júnior, Cavalheiro Paschoal Innecchi, Mogiana, Thomaz Alberto Whately, Antônia Mugnatto Marincek, entre outras. O custo total da obra é estimado em R$ 78 milhões.
Licitação do Trecho 4
A prefeitura de Ribeirão Preto abriu licitação no dia 10 de maio para contratação de empresa especializada para implantação do corredor de ônibus Norte-Sul (trecho 4). O investimento inicial previsto é de R$ 20.705.938,78, com prazo de execução de doze meses, contado a partir da emissão da Ordem de Serviço.
Ribeirão Mobilidade
O prazo limite para entrega dos envelopes com as propostas do Corredor de Ônibus Norte-Sul (trecho 4) é até às 8h45 do dia 15 de junho e a abertura dos envelopes acontece no mesmo dia, às nove horas. O investimento total no Ribeirão Mobilidade se aproxima de R$ 500 milhões.
São R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.
Cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade já estão licitadas ou em processo de licitação. São mais de 30 projetos no total. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, Viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.