Ministério da Saúde orienta sobre vacinação em gestantes - Reprodução

Por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto suspendeu temporariamente o agendamento para gestantes e puérperas em Ribeirão Preto com a vacina do fabricante AstraZeneca. O agendamento para este público começaria nesta terça-feira (11) no site da Prefeitura.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.

O uso “off label” de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente.

A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina neste público sem orientação médica individualizada.

A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-orienta-suspensao-de-vacina-da-astrazeneca-fiocruz-para-gravidas