Presos de Ribeirão Preto e região realizam provas do Enem

0
25
Foto: Caio Daniel / Divulgação SAP

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) será aplicado nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24). Aqui na região de Ribeirão Preto, cerca de 731 reclusos farão a prova.

Em todo o Estado, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conta com 12.778 homens e mulheres encarcerados inscritos para a realização das provas. Somente em Ribeirão Preto, 77 reeducandos de duas unidades prisionais (penitenciárias Masculina e Feminina) estão aptos para fazer o exame.

Detentos que cumprem pena em presídios da região também farão a prova: Pontal (60), Taiúva (120), Jardinópolis (90), Franca (85), Guariba (121) e Serra Azul (178 nas três unidades).

Os candidatos do Enem PPL também podem utilizar o desempenho como mecanismo único, alternativo ou complementar para o acesso à educação superior. O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem o mesmo grau de dificuldade do Enem tradicional.  

Preparação

Para treinar os candidatos inscritos no Enem PPL, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) proporcionou um cursinho preparatório. As aulas online começaram no dia 25 de janeiro e ocorreram até essa segunda-feira, 22 de janeiro, totalizando 160 horas de curso.

A medida é inédita e foi possível graças a uma parceria do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC) da Pasta com o Instituto Seb.

Atualmente, candidatos de 41 unidades prisionais do Estado participam das aulas. Algumas unidades tiveram de suspender o curso em razão de protocolos sanitários.