O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM/ RGP) informou a prefeitura, por meio de ofício, sobre o estado de greve dos trabalhadores das escolas municipais de ensino infantil. Afirma que o movimento paredista terá início na próxima quinta-feira, 11 de agosto.
Ensino infantil
O sindicato cobra da Secretaria Municipal da Educação a abertura de debate com a categoria sobre a reorganização do ensino infantil, que começou esse mês. O documento foi protocolado na quinta-feira, 4 de agosto. São 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com um total de 23.100 meninos e meninas matriculados – não informou quantos têm entre zero e três anos.
Antecedência
Segundo o ofício, a comunicação com 72 horas de antecedência permitirá que a Secretaria Municipal da Educação possa reorganizar o ensino com 30% dos profissionais, mínimo estabelecido pela lei que garante o direito de greve em serviços essenciais. A entidade também pede uma reunião com o governo para definir o total de educadores que deverão trabalhar durante o movimento.
Assembleia
Na quarta-feira, 10 de agosto, às 18 horas, o sindicato realizará nova assembleia para ratificar o início da paralisação. A entidade também acionou a Justiça Trabalhista com dois pedidos relacionados ao acordo judicial que permitiu o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal. No primeiro, pede que faça a prefeitura rever o remanejamento dos professores por causa da reorganização da educação infantil.
Segundo o SSM, a medida é ilegal, já que a secretaria teria feito uma segunda atribuição para os professores que atuam nesta faixa educacional. Argumenta que a atribuição da carga horária, da escola e da sala de aula – turma de alunos – com que cada educador irá trabalhar deve ser feita apenas uma vez, no início do ano letivo. Diz que com a reorganização, isso teria sido descumprido.
Laudo
O segundo pedido está relacionado ao laudo dos infectologistas sobre os procedimentos – em relação à prevenção da covid-19 – adotados para o retorno das aulas presenciais. De acordo com o sindicato, no acordo judicial com a prefeitura ficou estabelecido que toda mudança que pudesse impactar a saúde dos professores, servidores e dos alunos em relação à doença deveria ser precedida de um novo laudo elaborado pelos infectologistas nomeados pela prefeitura no acordo judicial.
Antes do retorno das aulas presenciais no começo do ano, um laudo foi feito. Porém, com as mudanças e o agrupamento das crianças feitos pela Educação no começo deste segundo semestre letivo, o sindicato afirma que um novo laudo precisaria ter sido apresentado, antes das mudanças terem sido implantadas.
Na semana passada, o SSM terminou a vistoria nas 36 escolas ligadas à Secretaria Municipal de Educação que atendem crianças de zero a três anos de idade. De acordo com o corpo jurídico do sindicato, as provas colhidas demonstram, de maneira inequívoca, o descumprimento de diversas cláusulas previstas em acordo judicial. A multa diária é de R$ 100 mil por infração.
Estrutura
A Secretaria Municipal de Educação administra 31 escolas de ensino fundamental (Emefs) e 26 escolas parceiras ou conveniadas, com mais 22.779 estudantes. Tem ainda três unidades para alunos especiais, com 277 matriculados, e uma de ensino profissinalizante.
São mais 881 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). No total, são 136 unidades escolares e 47.037 estudantes matriculados, contando com as 23.100 crianças de 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), segundo dados atualizados.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação informa que nenhuma cláusula do acordo judicial com o Sindicato dos Servidores foi descumprida, e declarou que todas as providências jurídicas serão aplicadas, conforme orientação da Procuradoria Geral do Município. A prefeitura entrou com pedido de liminar para impedir a greve, mas até o fechamento desta reportagem a Justiça de Ribeirão Preto não havia se manifestado sobre o assunto.