GASTÃO GUEDES

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta terça­-feira, 20 de julho, a abertura de 37.810 vagas para 28 cursos gratuitos de qualificação pro­fissional do Novotec Expres­so – 689 são para a região de Ribeirão Preto. Esse é o maior número de vagas já disponi­bilizado pelo programa, que foi criado na atual gestão com objetivo de apoiar jovens com idades entre 14 e 24 anos na busca pela inserção no merca­do de trabalho. As inscrições para as novas vagas já estão abertas e podem ser realizadas até 10 de agosto.

O Novotec Expresso é de­senvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro Paula Souza. A modalidade dispo­nibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de até 24 anos, com duração de 120 ho­ras, em parceria com escolas técnicas ou instituições tec­nológicas de ensino superior. As novas vagas são voltadas a jovens das 16 regiões adminis­trativas do estado de São Paulo e o início das aulas está previs­to para 23 de agosto.

Seguindo os protocolos sanitários, a modalidade será ofertada nos formatos online e semipresencial, a depender do que estiver disponível em cada região e da escolha do jovem. As aulas remotas serão feitas ao vivo por meio de platafor­mas digitais e os encontros presenciais ocorrerão na uni­dade de ensino escolhida du­rante a inscrição.

O Novotec Expresso não possui processo seletivo e to­dos os jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamen­tal completo, estão aptos a se candidatar para uma vaga. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 10 de agosto pelo site www. novotec.sp.gov.br. É impor­tante ficar atento aos critérios de classificação utilizados para selecionar os alunos quando há mais inscritos do que vagas.

O programa tem como premissa a paridade de gênero dentro das turmas e há priori­dade aos estudantes matricula­dos no ensino médio da rede pública e das Etecs. Ao acessar o site, basta fazer um cadastro simples e, na tela de inscrição, selecionar o município de inte­resse para verificar quais cur­sos estão disponíveis. A comu­nicação com os inscritos é feita pelo e-mail cadastrado na hora da inscrição.

As novas vagas são para um total de 28 cursos, nas áreas de gestão de negócios; tecnologia da informação e comunicação; produção cultural e design; e meio ambiente. Eles foram desenvolvidos para atender as demandas atuais do merca­do de trabalho e os interesses dos jovens. Na lista de Gestão e Negócios estão os cursos de ajudante de logística, assis­tente financeiro, atendente de farmácia, auxiliar de vendas, comunicação e projeto de vida para o mercado de trabalho, excel aplicado à área adminis­trativa, gestão de pequenos ne­gócios, gestão de projetos com MS Project, gestão de projetos sociais, office 2019, rotinas de recursos humanos e técnicas de atendimento.

Em tecnologia da informa­ção e comunicação há cursos de computação em nuvem, criação de sites e plataformas digitais, design de plataformas digitais e experiência do usuá­rio, introdução a banco de da­dos, introdução ao desenvolvi­mento em Java, jogos digitais, marketing digital e vendas em redes sociais, programação bá­sica para Android e segurança no mundo digital.

Para a área de produção cultural e design há curso de agente cultural, auxiliar de projetos gráficos, edição de vídeo para YouTube, in­trodução à animação digital e Photoshop e CorelDraw – tratamento de imagem e ilustração digital. Em meio ambiente há cursos de intro­dução à jardinagem e paisa­gismo – técnicas e projeto.