Projeto apresenta Quinteto da Osrp

0
22

O Quinteto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto fará um recital com interpre­tações de músicas eruditas e populares como parte da pro­gramação da terceira tempo­rada do Circuito Cultural e Artístico da Instituição Apa­recido Savegnago (IAS), nes­ta sexta-feira, 26 de feverei­ro, a partir das 19 horas, por meio de uma live no canal da instituição no Youtube.

No repertório, o público terá a oportunidade de ouvir músicas como “Pequena Serenata Notur­na” (Wolgang Amadeus Mozart, 1756-1791), “Serenata” (Franz Schubert, 1797-1828), o tango “Por una Cabeza” (Carlos Gardel, 1890.1935), “Cinema Paradiso” (Ennio Morricone, 1928-2020) e a “A Pantera Cor de Rosa” (Hen­ry Mancini, 1924.1994).

O programa traz ainda “Hey Jude” (The Beatles), “Carinhoso” (Pixinguinha, 1897-1973), “Garota de Ipa­nema” (Tom Jobim, 1927- 1994), “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu, 1880- 1935), entre outras. As com­posições serão interpretadas pelos músicos Hugo Queri­no (violino), Luciano Borges (violino), Adriel Vieira (vio­la), Denise Guedes (fagote) e Márcio Maia (contrabaixo).

De acordo com Lucas Ga­lon, professor e diretor artís­tico da Instituição Aparecido Savegnago, a apresentação tem como objetivo oferecer ao público um espetáculo que destaca a diversidade da música. “A iniciativa do cir­cuito é uma mostra eclética com todas as possibilidades da música desde o popular ao mais erudito”, diz.

“Além de demonstrar que um grupo de música clássica pode ser versátil, que é capaz de tocar desde um reportório clássico até de música pop ou popular”, comenta Galon. A Instituição Aparecido Saveg­nago atende cerca 160 alunos, entre crianças e adolescentes da cidade de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses.

Eles participam de cursos de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, clarinete, flauta, saxofone, trompa, trombone, trompete, violão, teoria da música, canto coral, teatro, dança (balé e jazz), ética e ci­dadania e artes plásticas, além de saúde da criança, que é rea­lizado por uma psicóloga.

Em 2021 a Instituição Aparecido Savegnago está re­alizando o Projeto Beija-Flor – ano 3, que foi aprovado por meio do mecanismo de incen­tivo fiscal do Programa Na­cional de Apoio à Cultura, do governo federal, via Secretaria Especial da Cultura/Minis­tério do Turismo, e que tam­bém conta com o patrocínio da Rede Savegnago de Super­mercados e da empresa Triex.