17 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 6:08
Jornal Tribuna Ribeirão
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Início » Projeto inclui perguntas de transgeneridade na saúde
Política

Projeto inclui perguntas de transgeneridade na saúde

Projeto de lei protocolado na Câmara de Ribeirão Preto quer incluir perguntas sobre sexualidade e transgeneridade na triagem e no cadastramento destes pacientes atendidos nas unidades de saúde do municí­pio. A proposta é de autoria da vereadora Duda Hidalgo (PT).

O projeto prevê que seja re­alizado um questionário com o objetivo de identificar a sexu­alidade e o gênero do paciente para o acúmulo de dados que auxiliem a formação de políti­cas públicas – nos serviços de saúde do município –, voltadas para esta população.

De acordo com a parlamen­tar, o projeto se alicerça na saú­de, enquanto direito universal e dever do Estado, sendo uma conquista do povo brasileiro, ex­pressa taxativamente na Cons­tituição Federal. A parlamentar argumenta que a proposta tem por finalidade assegurar que o direito à saúde seja garantido em sua totalidade. Não tem data para ser votado.

Outras cidades brasileiras também têm discutido a ado­ção de questionário em suas redes municipais de saúde. Em Limeira, por exemplo, um pro­jeto de lei semelhante da tam­bém vereadora petista Isabelly Carvalho, está em tramitação na Câmara.

Já em Natal, capital do Es­tado do Rio Grande do Norte, o prefeito Álvaro Costa Dias (PSDB) sancionou, este ano, projeto de lei aprovado pe­los vereadores que inclui na triagem e cadastramento dos pacientes perguntas acerca da sexualidade e transgeneridade das pacientes e dos pacientes.

Segundo a legislação sancio­nada, as perguntas consistirão em identificar a sexualidade e o gênero da paciente e do pacien­te, visando acumular dados para subsidiar a promoção de polí­ticas públicas, e para orientar o acolhimento, o cuidado e o atendimento para este público.

Mais notícias