O Projeto S terá a sua quarta e última etapa de sorologia realizada nos dias 14, 15, 21 e 22 de maio na cidade de Serrana, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. O objetivo do estudo é avaliar a imunidade dos voluntários para covid-19 após um ano da aplicação de duas doses da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butanta- em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. Os interessados devem se dirigir a qualquer uma das escolas onde ocorreu a vacinação, para coleta de amostra de sangue, entre oito horas e 16h30.
Assim como na segunda e terceira fases da sorologia, é obrigatório que o voluntário tenha participado da primeira etapa do projeto. O estudo vai estimar e comparar a imunização para Sars-CoV-2 de adultos e idosos de Serrana, analisar quanto tempo dura a imunidade e avaliar a resposta imune celular. A pesquisa também pretende observar o processo de envelhecimento do sistema imunológico, que pode interferir na forma como o organismo combate o vírus à medida que o tempo passa.
“A colaboração dos voluntários que, gentilmente, se dispuseram a fazer parte do estudo é fundamental para que os pesquisadores avaliem o impacto do imunizante no controle da pandemia e na transmissão do Sars-CoV-2. Com a participação da população, será possível mostrar como a imunidade gerada pela vacinação se comporta ao longo do tempo e, dessa forma, nortear o enfrentamento da pandemia”, ressalta o coordenador da etapa de sorologia do Projeto S, Gustavo Volpe.
“Sendo assim, é muito importante que as pessoas que fazem parte do estudo retornem para realizar esta última coleta com doze meses após a vacinação inicial.” Os resultados individuais estarão disponíveis para os participantes em 30 dias e deverão ser utilizados em novos estudos sobre a transmissão do Sars-CoV-2 e a definição de políticas públicas para o seu controle.
“O entendimento do comportamento de longo prazo da imunogenicidade é fundamental para se programar futuras doses de vacina e o calendário vacinal. Um estudo realizado no contexto da população brasileira para esse fim será de grande valia para os gestores de saúde e para a comunidade científica”, destaca Volpe.
A convocação da população acontece nos mesmos moldes das etapas anteriores: carro de som pelas ruas da cidade e envio de SMS. Isso já ocorreu na quarta (11) e nesta quinta-feira (12) e está programado para acontecer dias 18 e 19 de maio. Os participantes devem ter 18 anos ou mais e precisam levar um documento de identificação com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação ou o cartão do Projeto S no dia da coleta de sangue.
A imunização de toda a população adulta do município de Serrana com a vacina Coronavac, do Butantan, fez os casos sintomáticos de covid-19 despencarem 80%, as internações, 86%, e as mortes, 95% após a segunda vacinação do último grupo. Os resultados também mostraram que a imunização protege tanto os adultos que receberam as duas doses da vacina quanto as crianças e adolescentes com menos de 18 anos, que não foram vacinados.
Escolas para coleta de amostras de sangue
– EE Jardim das Rosas
– EE Professora Neusa Maria do Bem
– Emef Professora Dilce Gonçalves Netto França
– Emef Professor Edésio Monteiro de Oliveira
– Emef Paulo Sérgio Gualtieri Betarello
– Emef Professora Maria Celina Walter de Assis
– Emef Professora Dalzira Barros Martins
– Emef Jardim Dom Pedro I