18 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 8:25
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Projeto terá best seller e bate-papo
Cultura

Projeto terá best seller e bate-papo

A programação do projeto “40tena Cultural”, da Funda­ção do Livro e Leitura de Ri­beirão Preto, apresenta duas atividades nesta semana: um bate-papo sobre o mercado editorial alternativo e inde­pendente e mais um encontro mensal do quadro fixo “Defen­da seu Best”, que neste mês de janeiro terá a participação do escritor Alexandre Ribeiro, de­fendendo a obra de Mia Couto, “E se Obama fosse africano?”.

A programação começa nesta terça-feira, 19 de janeiro, às 20 horas, com a discussão sobre “Uma nova utopia: Edi­tora Antofágica”, com um dos fundadores da Editora Anto­fágica, Rafael Drummond. No encontro, ele fará uma abor­dagem sobre o momento em que o mercado de editoras está passando e a própria história da editora Antofágica.

“Mesmo um mercado em crise, é possível evoluir, ter êxito através de boas ideias e feeling”, comenta. Para ele, o momento é do aparecimento de novos caminhos para con­tornar a situação de crise que o mercado atravessa. “Não acho que tudo isso seja uma nova utopia. Pelo contrário, é o mo­mento de focar no trabalho e ter ideias boas, adaptando ao mercado atual e tentando fazer acontecer para que realmente aconteça”, explica.

A atividade será mediada por Ni Brisant, poeta e editor da Editora Selin Trovoar, e transmitida, ao vivo, pela pla­taforma da instituição (www. fundacaodolivroeleiturarp. com), YouTube (FeiraDoLi­vroRibeirao) e Instagram (@ fundacaolivrorp), às 20 horas.

A segunda atividade da se­mana será realizada na quinta­-feira (21), às 19 horas, nas pla­taformas da Fundação do Livro e Leitura – Instagram, YouTube e site. O quadro fixo da “40tena Cultural”, “Defenda seu Best”, terá a participação do escritor Alexandre Ribeiro que escolheu a obra de Mia Couto, “E se Oba­ma fosse africano?”. O encontro ao vivo será mediado pela pro­dutora cultural, Priscila Prado.

“Já li outras duas obras do Mia Couto e quero levar essa ideia sobre o que é literatura. A obra tem uma proximidade com o período atual”, revela Alexandre Ribeiro que tem a expectativa de conduzir um bate-papo descontraído e leve, mas que expresse a profundi­dade da obra.

Segundo ele, o livro abor­da assuntos como países peri­féricos no mundo, o papel do idioma, racismo, colonialismo etc. “Que o público venha de coração aberto, sem nos levar muito a sério, pois com essa ideia em levar tudo a sério, acabamos tropeçando no ego. A literatura é esse abraço: de peito aberto, são portas e ca­minhos que podemos entrar”, desabafa o escritor.

Em 2020, projeto “40tena Cultural” realizou 104 ativida­des e alcançou um público de mais de 38 mil pessoas com atividades 100% online. Du­rante o ano, o projeto contou com a participação de nomes importantes no cenário da li­teratura brasileira, entre eles Mario Sérgio Cortella, Re­nato Janine Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão, Viviane Mosé, Amara Moira, Mary Del Priore, Elisa Lucinda, Danilo Santos Miranda, entre outros.

Mais notícias