22 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 11:16
Jornal Tribuna Ribeirão
FACEBOOK/REPRODUÇÃO
Início » PT não apoiará ninguém em RP
DestaquePolítica

PT não apoiará ninguém em RP

O Partido dos Trabalhadores (PT) descartou no último sába­do, 21 de novembro, a possibi­lidade de apoiar algum dos dois candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições mu­nicipais em Ribeirão Preto, no próximo domingo, dia 29.

Em comunicado divulga­do pela presidência da legenda, hoje a cargo do advogado Jorge Roque, o partido informa que considera os concorrentes do segundo turno faces do mesmo projeto neoliberal, combatido pela legenda, e critica decisões anteriores tomadas pelos can­didatos em projetos ligados a temas como educação e funcio­nalismo público.

No primeiro turno, o candi­dato do PT à prefeitura de Ribei­rão Preto, o promotor aposenta­do Antônio Alberto Machado, de 61 anos, foi o sexto colocado com 17.190 votos (6,81%). Na sexta-feira (20), um dia depois de descartar seu apoio aos dois candidatos a prefeito de Ribei­rão Preto no segundo turno, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) divulgou comunicado em que pede à militância a anulação do voto no dia 29.

No dia 15, o candidato da le­genda, professor Mauro Inácio, de 51 anos, terminou a eleição municipal em sétimo lugar, com 3.115 votos (1,23% dos válidos). Na quinta-feira (19), o partido já havia emitido nota nas redes so­ciais para avisar que não apoiaria ninguém no segundo turno. A decisão foi tomada após reunião da executiva da legenda no mu­nicípio e informa que o Psol não concorda com a ideologia políti­ca dos concorrentes.

O engenheiro agrônomo de 56 anos e atual prefeito Duarte Nogueira, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), terminou a primeira fase em pri­meiro lugar, com 115.724 votos, 45,87% dos válidos. Suely Vilela, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de 66 anos, professora e ex-reitora da Universidade de São Paulo (USP), foi a segun­da colocada com 52.266 votos (20,72% dos válidos), e também segue na disputa.

O advogado Vanderley Caixe, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), de 43 anos, oitavo colocado, anunciou, por meio de nota, que ele e a legenda vão apoiar Suely Vile­la no segundo turno por con­siderá-la uma alternativa ao concorrente, apontado como conservador e alinhado com políticas neoliberais.

Vandelery Caixe terminou o primeiro turno com 669 votos (0,27%), na oitava posição. O Rede Sustentabilidade não vai apoiar candidatos no segundo turno das eleições municipais em Ribeirão Preto, mas o pro­fessor universitário Emilson Ro­veri, de 59 anos, declarou apoio pessoal a Nogueira. Ele foi o nono e último colocado no pri­meiro turno e obteve 556 votos (0,22% dos válidos).

No dia 18, a professora e historiadora Cristiane Bezerra, de 52 anos, quarta colocada, de­clarou apoio a Duarte Nogueira, seguindo a decisão de seu parti­do, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que também apoiará o tucano. Cris Bezerra terminou o primeiro turno em quarto lugar, com 17.800 votos (7,06% dos válidos).

Já o candidato a prefeito pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), coronel da reserva da Polícia Militar Luis Henrique Usai, de 56 anos, – que ficou em quinto lugar no pri­meiro turno com 17.455 votos (6,92% dos válidos) –, divulgou áudio por aplicativo de mensa­gem deixando clara sua posição e disse que não apoiará Duarte Nogueira nem Suely Vilela.

Afirmou ainda que os par­tidos dos candidatos – PSB e PSDB – são de “esquerda” e que ele não apoia esta corrente ideo­lógica. No áudio, o policial mili­tar da reserva diz também que vai pedir ao seu eleitor para não votar em Nogueira. Porém, avisa que não pedirá para alguém vo­tar em Suely Vilela.

Outro que não apoiará ne­nhum dos dois candidatos é o professor de literatura e in­glês Fernando Chiarelli (Pa­triota), de 63 anos, terceiro colocado no primeiro turno com 27.511 votos (10,9% dos válidos), por não compactuar com as ideias de Duarte No­gueira e Suely Vilela.

Mais notícias