O ribeirão-pretano não está acostumado com o frio. Quando o período de temperaturas mais bai­xas chega a cidade é muito comum ver os moradores “desenterrarem” suas vestimentas de frio, mesmo em situações em que o tempo nem esteja tão baixo assim. Isso é uma demonstração de como o povo de Ribeirão Preto gosta bastante de aproveitar o “friozinho”.

Apesar de ser um país tropical, existem localidades em solo brasilei­ro que chegam a temperaturas mais baixas, dando a impressão de estar num típico inverno europeu. Monte Verde-MG, Santo Antônio do Pinhal -SP, Joaquim Egídio-SP, São Francisco Xavier-SP e, é claro, um dos destinos mais famosos, Campos do Jordão, são alguns exemplos disso.

Com uma arquitetura charmosa de raízes suíças, Campos do Jordão é um dos lugares preferidos dos ribei­rão-pretanos. O ar de cidadezinha eu­ropeia é perfeito para casais, amantes de um bom vinho, fondue e passeios com belíssimas paisagens. A cidade também é conhecida pela variedade gastronômica, opções de lazer como passeio de trem e trilhas ecológicas.

Localizada na Serra da Man­tiqueira, a 180 km de São Paulo, a temperatura média anual da cidade fica em torno de 14°C e no inverno pode chegar a 5°C negativos.

Charme e pontos turísticos
Para quem procura um destino para visitar nas férias ou um local para passar um final de semana, Campos do Jordão pode ser o local ideal. Visi­tar a chamada “Suíça brasileira” nessa época dá ao turista a oportunidade de acompanhar as atrações e festividades da região e reviver o clima agradável desta época do ano.

Os passeios pelos pontos turísti­cos são muito atrativos. Por lá é pos­sível visitar uma das mais tradicionais cervejarias da cidade e conhecer o processo de fabricação da cerveja ar­tesanal. Mas o local mais popular e badalado de Campos é, sem dúvida, o bairro do Capivari. Lá você vai en­contrar ótimos restaurantes, muitos especializados em fondue, cafés, lojas de grifes, lojas de malhas e lojas de chocolates deliciosos.

A 1.800 metros acima do nível do mar, o Morro do Elefante é um dos locais mais visitados de Campos do Jordão, de­vido à visão esplêndida que se tem da ci­dade. O teleférico é o modo mais agradá­vel de acessar o local e é um passeio por si só. Outro agradável passeio é o bonde tu­rístico de Campos do Jordão. Para quem prefere caminhar entre as araucárias da região e ficar em contato com a natureza, um passeio pelo Horto Florestal é uma ótima opção, a poucos quilômetros do centro da cidade.

Uma das paisagens mais famosas da Serra da Mantiqueira, o Comple­xo do Baú é composto por três ro­chas: Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata. Localizada em São Bento do Sapucaí, município vizinho a Cam­pos do Jordão, é um dos locais mais visitados por quem está na cidade. A trilha até o topo da pedra pode ser feita na companhia de um guia e dura em média 50 minutos.

Pousadas e hotéis incríveis
Outro grande destaque da cida­de é a rede de hotéis. Com diversas opções, é possível escolher uma hospedagem de acordo com o seu gosto e preferência. Dentre as prin­cipais opções, um local específico, cada vez mais se destaca, caindo no gosto dos turistas, o Hotel Savoy.

Cercado pelos jardins verdes de Campos do Jordão, o Savoy possui bar, lounge com TV a cabo e lareira, salão de jogos, buffet de café da ma­nhã e wi-fi gratuito nas áreas comuns. Aconchegante, os quartos e chalés es­tão equipados com frigobar, banhei­ros e televisão. Todos os quartos estão equipados com aquecedores e um es­tilo vintage com pisos de madeira.

O Savoy Campos do Jordão fica a apenas 1 km da estação rodoviária de Campos do Jordão e a 1,5 km do cen­tro de Capivari. Além disso, o esta­cionamento privativo está disponível gratuitamente. O hotel possui grande variedade de opções para melhor hos­pedagem. Chalés, acomodações mas­ter, superiores luxo com varanda e superiores com janela. Todos os quar­tos comportam casais ou famílias. A temporada de frio pede uma visita a Campos do Jordão!

Comentários