Queda de cabelos

0
26

A queda de cabelos é um problema comum e que atinge milhões de homens e mulheres no mundo inteiro. A calvície masculina é o tipo mais comum e existem diversos tipos de tratamento.

Entretanto, muitas pessoas preferem não fazer qualquer tra­tamento, o que é um equívoco, e preferem assumir a calvície. A perda de cabelos pode ser progressiva como é o caso da calvície masculina, mas há casos que pode surgir de repente.

Perda de cabelo é, até certo ponto, normal. Cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem das cabeças de todas as pessoas diariamente o que significa que não é muita coisa comparada aos mais de 100 mil fios de cabelos que existem na cabeça de qualquer pessoa.

À medida que vamos ficando mais velhos nossos fios de cabe­los vão se tornando cada vez mais finos e rarefeitos. Entretanto, muitas pessoas apresentam perda de cabelos acentuada, o que pode significar algum problema de saúde mais grave.

Por outro lado, mesmo uma queda de cabelos mais acentua­da não leva à calvície, uma vez que todos os fios de cabelos que caem são repostos por novos fios.

No caso da queda de cabelo entre as mulheres pode haver uma causa devido a alguma doença do tipo doenças da tireoide, deficiência de ferro, doenças infecciosas e outras do tipo que nós chamamos de autoimunes, em que o organismo produz células que combatem outras, por não as identificar como células nor­mais do corpo humano.

Certos remédios também podem causar perda de cabelos de qualquer parte do corpo, como aqueles usados para o tratamento de câncer ou remédios para artrite, depressão, doenças do cora­ção e pressão alta.

Também o estresse tanto físico quanto emocional pode causar o aparecimento de perda de cabelos súbita que damos o nome de alopecia areata, que é uma forma de cratera existente no couro cabeludo.

No caso específico de queda de cabelos que ocorre após o parto, podemos dizer que é relativamente comum e pode levar à queda de cabelos que é transitória.

Já a queda dos cabelos nos homens é, com mais frequência hereditária. Nesse caso começa geralmente na puberdade e vai se agravando com o passar dos anos.

Agora vem uma pergunta: existe tratamento para a queda de cabelos? a resposta é: sim, existe e funciona muito bem, sendo tão mais eficiente quando o diagnóstico é feito precocemente determinando-se a causa e instituindo-se o tratamento.

Por exemplo, se a causa for uma doença da tireoide, trata-se a doença e os cabelos voltam a crescer. Se for devido à carência de ferro ou de vitaminas, esses elementos repostos os cabelos retornam novamente.

Agora, se a queda de cabelos for hereditária ela pode ser tratada com remédios ou com transplante de fios de cabelos. Em resumo: qualquer que seja a causa da queda dos cabelos existe um tratamento específico com resultados comprovadamente eficazes.

Agora, o que não deve acontecer em hipótese alguma é a pessoa notar que está tendo queda de cabelos e não fazer nada, isto é, deixar o tempo passar, o que só vai aumentar a queda dos cabelos se não procurar assistência médica especializada com um médico dermatologista experiente.

Portanto, leitor amigo se você notou o aparecimento da queda de cabelos, eu Dr. Adão, como médico e como pessoa, recomendo a você procurar um médico dermatologista e fazer o tratamento e assim, você terá a satisfação de voltar a ter todos os seus fios de cabelos novamente, o que pode ajudar você a ter uma vida longa e feliz.