Após a comilança das festas de final de ano a dica é iniciar 2019 com receitas leves, que te­nham a cara do verão. Pensando nisso, o chef Julien Mercier, criou alguns pratos que incluem um ingrediente em comum e combinam perfeitamente com a estação: as maçãs francesas.

A iniciativa faz parte da campanha “Maçãs francesas – Deliciosamente crocantes!”, promovida pela Interfel (Interprofissão de Frutas e Legumes Frescos) e União Europeia, com o objetivo de aumentar a notoriedade e atratividade das maçãs francesas entre os consumidores brasileiros. Versátil, a fruta pode ser consumida crua ou como ingrediente em pratos, sobremesas ou drinks.

Frango à moda Vallée d’Auge

INGREDIENTES:
– 2 maçãs Golden
– 4 coxas de frango com pele
– 40g de manteiga
– 40 ml de calvados*
– 500 ml de sidra
– 500 ml de creme de leite fresco
– 200g de cogumelos de Paris
– 1 cebola
– 1 colher de sopa de cebolinha picada

MODO DE PREPARO:
– Em uma caçarola, doure as coxas de frango na manteiga, to­mando cuidado para não queimar a manteiga. Retire e reserve.
– Na mesma caçarola, refolgue os pedaços de maçã descascados e sem sementes e os cogumelos cortados em 4. Retire e reserve.
– Ainda na mesma caçarola adicione a cebola picada e deixe refolgar, acrescente um pouco de água e tampe.
– Quando a cebola obter uma cor transparente e brilhante coloque as coxas de frango novamente na caçarola e flambe com o Calvados.
– Despeje a cidra na caçarola e deixe-a reduzir pela metade formando um caldo saboroso.
– Adicione o creme de leite, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 25-30 minutos. A carne deve ficar bem cozida a ponto de soltar do osso.
– Quando o frango estiver cozido, separe o molho e bata-o liquidificador para deixá-lo bem liso.
– Coloque o molho novamente na caçarola (ou em outra de sua preferência) e aqueça as maçãs e os cogumelos junto com o frango.
– Decore com cebolinha picada e sirva em seguia.

Serve: 4 pessoas
Tempo de preparo: 120 min

*Calvados é uma bebida típica francesa destilada, à base de maçã