17 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 8:04
Jornal Tribuna Ribeirão
O prefeito Duarte Nogueira - Foto Alfredo Risk/Arquivo
Início » Reforma Administrativa: Prefeito anuncia novos nomes
DestaqueGeral

Reforma Administrativa: Prefeito anuncia novos nomes

Duarte Nogueira anunciou mais dois nomes e três permanências no primeiro escalão de sua próxima gestão, que começa em 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro de 2024

O prefeito reeleito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou, na tarde desta quinta-feira, 10 de dezembro, em coletiva de imprensa no Palácio Rio Branco, mais dois nomes que vão compor o primeiro escalão de sua próxima gestão, que começa em 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro de 2024.

O tucano também confirmou mais três permanências e a extinção da Secretaria Municipal de Turismo, que será anexada à da Cultura (veja abaixo). Renata Correa Gregoldo vai assumir a Secretaria Municipal da Assistência Social no lugar de Guido Desinde Filho.

Ela já presidiu o Fundo Social de Solidariedade, quando a ex-primeira-dama Samanta Pineda deixou o cargo, no final do ano passado. Renata Correa Gregoldo saiu do FSS em 29 de abril para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores pelo PSDB.

Maria Regina Ricardo continuará à frente do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) em 2021, mas deixará o comando do Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sasson) para dar lugar à engenheira de produção Tássia Correa Rezende.

A segunda permanência será na Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos. O procurador Marcelo Tarlá Lorenzi seguirá na pasta, que no atual mandato de Duarte Nogueira já teve outros três chefes. O coronel Pedro Luiz Pegoraro vai continuar à frente da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

O anúncio de novos nomes que farão a composição do novo mandato será feito nos dias 18, 21 e 22 de dezembro. Na quarta-feira (9), Nogueira já havia anunciado três futuras alterações em seu secretariado e duas permanências. O ex-técnico da seleção brasileira de karatê, Ricardo Aguiar, que foi secretario municipal de Esportes entre janeiro de 2017 e maio deste ano, será o titular da Casa Civil.

Já Antonio Daas Abboud, atual secretario adjunto da Casa Civil, assumirá a Secretaria Municipal de Governo no lugar de Alberto José de Macedo, que vai deixar o secretariado tucano. Outra que deixará o governo é a atual secretária da Administração, Marine Oliveira Vasconcelos. A partir de janeiro, o servidor André Almeida Morais, que era coordenador de Projetos, assumirá a Secretaria Municipal de Administração, responsável pelos processos de licitação e de compras da prefeitura de Ribeirão Preto.

Ainda não está definido se haverá mudança na Secretaria Municipal da Saúde, comandada por Sandro Scarpelini. Segundo Nogueira, o atual secretário foi convidado a permanecer e deve dar uma resposta nos próximos dias. Na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Ortega Marques também não decidiu se deixará ou seguirá no cargo.

Duarte Nogueira afirmou que o prefeito reeleito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), convidou Ortega para trabalhar na capital, mas ele ainda não decidiu. Na Secretaria da Fazenda, Manoel de Jesus Gonçalves já havia pedido demissão no dia 3 e ficará até 31 de dezembro. Ainda não foi definido quem assumirá seu lugar.

Vão permanecer no governo de Duarte Nogueira o atual secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, e a jornalista Rennata Bianco, que continuará à frente da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). Durante a apresentação, o prefeito Duarte Nogueira comentou sobre o propósito do novo mandato, cujo objetivo é fazer de Ribeirão Preto uma cidade global e acolhedora.

Durante a coletiva, Duarte Nogueira comentou sobre os desafios do novo governo para fazer com que Ribeirão Preto continue crescendo. “O que nós precisamos, além de prosseguir trabalhando para ter uma cidade cada vez mais organizada, prestando serviços e investindo, é continuar reduzindo despesas e nos cercando de uma boa equipe e mantendo a firmeza de propósitos a serem cumpridos”, disse.

Nomes anunciados para a nova gestão

Secretaria de Assistência Social
Renata Correa Gregoldo

Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM)
Maria Regina Ricardo

Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sasson)
Tássia Correa Rezende.

Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos
Marcelo Tarlá Lorenzi

Secretaria Municipal de Obras Públicas
Pedro Luiz Pegoraro

Secretaria de Governo
Antonio Daas Abboud

Secretaria da Casa Civil
Ricardo Aguiar

Secretaria da Administração
André Almeida Morais

Secretaria da Educação
Felipe Elias Miguel

Coordenadoria de comunicação Social
Rennata Bianco

Duas novas Secretarias

Além de criar a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, prefeito vai juntar as pastas de Cultura e Turismo

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) enviou nesta quinta-feira, 10 de dezembro, para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei que altera a estrutura administrativa da prefeitura de Ribeirão Preto, com a criação das secretarias municipais de Inovação e Desenvolvimento e de Cultura e Turismo, que será extinta.

O projeto também transfere de locais órgãos e coordenadorias. “O novo organograma não irá gerar nenhuma despesa ao município e não criará nenhum novo cargo. Trata-se de uma reorganização para melhorar a distribuição de tarefas e a eficiência de cada uma das secretarias envolvidas”, ressalta Duarte Nogueira.

Além de criar uma nova secretaria e unir duas pastas, o projeto de lei complementar também transfere a Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) da Secretaria Municipal de Administração para a pasta de Infraestrutura, com o objetivo de uma gestão com enfoque na zeladoria do município, concentrando em uma única pasta as atividades de manutenção de próprios públicos municipais.

A Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento será responsável por coordenar a execução das diretrizes básicas do desenvolvimento municipal; planejamento e desenvolvimento de projetos e programas de apoio e incentivo que estimulem a expansão da atividade econômica; execução de projetos de incentivo ao desenvolvimento industrial, comercial, de inovação e de prestação de serviços, entre outros.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), criada com esta finalidade, continuará a ser responsável pelo processamento de dados e programas das repartições públicas municipais. O Departamento de Desenvolvimento Sócio-Econômico, atualmente na Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, passará a fazer parte da estrutura da nova pasta de Inovação e Desenvolvimento.

A proposta também faz ajustes na estrutura administrativa do Gabinete do Prefeito a fim de otimizar o desenvolvimento dos trabalhos e serviços desenvolvidos. Para a Secretaria de Governo serão transferidas a Coordenadoria de Análise de Metas e a Coordenadoria para Fomento de Projetos. A pasta também receberá a Junta do Serviço Militar; o Tiro de Guerra 31 e o 9º Grupamento de Bombeiros.

A Secretaria da Casa Civil passa a ser responsável, além dos conselhos municipais, pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), Assessoria Técnico-Legislativa (Astel), Administração Regional de Bonfim Paulista, Administração Regional de Campos Elíseos, Administração Regional de Vila Tibério e Departamento de Mediação, Conciliação de Conflitos e Cidadania.

Na justificativa do projeto, o prefeito ressalta que todas as alterações apresentadas não têm impacto orçamentário e financeiro. “São mudanças que modernizarão a administração, além de priorizar o desenvolvimento econômico da cidade, com geração de emprego e renda, e dará mais agilidade à boa manutenção da zeladoria”, diz Nogueira.

Apesar de ter anunciado novos nomes que vão compor sua segunda gestão à frente dão Palácio Rio Branco, o prefeito não falou sobre a permanência de José Eduardo Molina em seu secretariado. Ex-diretor de relações institucionais e de competitividade da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), é secretário de Turismo desde 10 de agosto, quando substituiu Edmilson Carlos Domingues. Isabella Pessotti comanda a Cultura.

Mais notícias