Com a retomada do turismo devido ao sucesso no avanço das vacinações, o brasileiro começou a viajar novamente. Para quem está planejando uma viagem, porque não investir em destinos da América do Sul? Com diversas opções de destinos belíssimos, misturando aventura, cultura e muita história, os países sul-americanos acabam sendo líderes na preferência do brasileiro que quer viver experiências incríveis.
Levando isso em consideração, o Tribuna Ribeirão vai listar a partir desta semana, alguns destinos imperdíveis no nosso continente, indicados pela empresa Civitatis – líder global na distribuição de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo. Nesta semana traremos um pouco sobre Buenos Aires, Montevidéu e San Pedro de Atacama. Semana que vem tem mais.


Buenos Aires
Capital e maior cidade da Argentina, Buenos Aires é a segunda maior área metropolitana da América do Sul, ficando atrás apenas da Grande São Paulo. A cidade é considerada um dos mais importantes destinos turísticos do mundo e é conhecida principalmente por sua arquitetura de estilo europeu e por sua rica vida cultural, contando atualmente com a maior concentração de teatros do globo. Há estatísticas que demonstram que é a capital com mais peças de teatro ativas, um índice que a coloca como a 1ª cidade mundial voltada para o teatro, à frente de Londres, Nova York e Paris.


O centro da cidade é a Praça de Maio, com imponentes edifícios do século 19, como a Casa Rosada, o emblemático palácio presidencial com sacadas. Outras importantes atrações são o Teatro Colón, uma casa de ópera inaugurada em 1908 com cerca de 2.500 lugares, e o moderno museu MALBA, com sua coleção de arte latino-americana. Os bairros de Palermo e Recoleta são os mais tradicionais na arte, no entanto, nos últimos anos, outros lugares têm intensificado o mercado, como Puerto Madero ou La Boca.
Montevidéu
Situada na costa sul do Uruguai e na margem nordeste do Rio da Prata, Montevidéu é a capital e maior cidade do país. Também descrita como “um lugar vibrante e eclético com uma rica vida cultural” e “um próspero centro tecnológico de cultura empreendedora”, a cidade vem crescendo cada vez mais no interesse turístico dos brasileiros, tanto pela sua proximidade com o Brasil quanto por sua vida calma e agradável. É a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e se encontra entre as 30 mais seguras do mundo.


Arborizada e tranquila, é ideal para caminhadas, especialmente na Rambla (avenida costeira) que margeia o Rio da Prata.
A população de Montevidéu, no Uruguai é de aproximadamente 1.350.000 habitantes, porém, considerando-se sua área metropolitana, alcança cerca de 2 milhões de habitantes, aproximadamente a metade da população do país.
Apesar de não ter tantos prédios com arquitetura esplendorosa como Buenos Aires, Montevidéu é uma cidade bastante interessante para o turismo. A maior parte de seus pontos turísticos pode ser percorrida a pé. Com diversas opções de passeios e atividades, o turista sempre terá algo novo para conhecer em Montevidéu, seja em suas adegas, vinícolas ou museus.
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama, no Chile, é uma comuna da província de El Loa, localizada na Região de Antofagasta. Os principais pontos turísticos da cidade consistem em museus, igrejas e centros de artesanato. Porém, aos seus arredores estão vários atrativos naturais que são acessíveis para os visitantes, como o Valle de la Luna, uma pequena depressão de 500 metros de diâmetro, com solo salino e rodeado por morros com formações exóticas lembrando o solo lunar, e o El Tátio, localizado a 4.300 metros de altitude aos pés do vulcão Tatio. Esse campo geotérmico é uma das principais atrações do país, visto que todos os dias, ao amanhecer, afloram violentos e impressionantes jatos de vapor de seus gêiseres.




Outras opções de passeios por San Pedro de Atacama são os tours arqueológicos, observação de estrelas no Atacama e excursão ao Vale do Arco-Íris.