Registro de candidato termina neste sábado

0
68
ALFREDO RISK/ARQUIVO

Termina neste sábado, 26 de setembro, o prazo para que os partidos registrem as can­didaturas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vere­ador – pela internet, vai até as oito horas. Presencialmente, o registro e a documentação de­vem ser entregues ao juiz elei­toral até as 19 horas.

Em Ribeirão Preto, onze candidatos devem concorrer ao cargo de prefeito. Deste total, as únicas candidatu­ras que ainda podem sofrer mudanças são a de Rodrigo Junqueira (PSL) e a do candi­dato a vice-prefeito na chapa do MDB, o capitão da Polícia Militar Edilson Del Vechio Filho, também do PSL.

Por causa de um racha in­terno, que envolve a candida­tura própria de Junqueira – e o apoio ao MDB, dois grupos promoveram convenções dis­tintas. Um grupo lançou o em­presário de 43 anos para con­correr ao Palácio Rio Branco e outro indicou o vice de Cristia­ne Bezerra (MDB), de 52 anos.

O impasse será decidido pelo juiz Lúcio Alberto Enéas da Silva Ferreira, da 108ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, que autorizou as duas convenções e o registro das duas chapas, a puro-sangue e a da aliança com o MDB. Porém, após a decisão judicial, o perdedor es­tará fora do pleito.

Até esta sexta-feira, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibili­zado para que a população possa consultar a situação de todas as candidaturas, seis candidatos a prefeito e 248 postulantes a uma vaga na Câmara de Vereadores já haviam feito o registro.

Para prefeito já estão re­gistradas as chapas do Patrio­ta, com o professor Fernan­do Chiarelli, de 63 anos, em dobradinha com Valter Vanzo Junior, o Sargento Vanzo; a do PRTB, formada pelo coronel Luis Henrique Usai (prefeito), de 56 anos, e Sueli Albanezi Gon­zalez; e a da aliança do MDB com o PSL, com Cristiane Be­zerra e o Capitão Del Vechio.

Também está registrada a coligação do PSDB com o Progressista, com o engenhei­ro agrônomo e atual prefeito Duarte Nogueira, de 56 anos, e Daniel Marques Gobbi para vice; a do PT, com o promo­tor Antônio Alberto Machado (prefeito), de 62 anos, e Elza de Paula Rossi para vice; e a do Psol, com o professor Mauro Inácio, de 51 anos, para prefei­to e Mayra Ribeiro para vice.

Até o fechamento desta editoria, às 21 horas, ainda estavam pendentes as candi­daturas do PMN, com o fer­roviário Gérsio Baptista, de 64 anos, concorrendo a pre­feito (o vice ainda não havia sido definido); e do empre­sário Rodrigo Junqueira, de 43 anos, do PSL, com o cabo PM Luiz Fernando, o “Cabo Ramos Bolsonaro” para vice.

Também não havia sido registrada a coligação do PSB com o Podemos, com a profes­sora e ex-reitora da USP Suely Vilela, de 66 anos. para pre­feita, e o empresário Mateus Eduardo para vice. A chapa do PCdoB, com o advogado Van­derley Caixe Filho, de 42 anos (sem vice definido), também não constava no site do TSE. Por fim, o Rede Sustentabili­dade também não havia cre­denciado o professor Emilson Roveri, de 59 anos, e seu vice Luiz Mariano.

Já para as eleições pro­porcionais são esperadas 300 candidaturas, mas, até esta sexta-feira, 248 candidatos a vereadores estavam registra­dos no site do TSE. O número considera a quantidade e par­tidos estruturados e o total de concorrentes que cada legen­da pode lançar, de 33 postulan­tes. O Legislativo municipal de Ribeirão Preto terá, a partir do próximo ano, 22 cadeiras.

Os 248 candidatos a ve­readores de Ribeirão Preto já disponibilizados no site per­tencem a onze partidos: PL (33), PSDB (33), DEM (32), MDB (32), Patriota (26), Ci­dadania (24), PDT (20), Po­demos (20), Novo (14), PSOL (13) e PCB (1). Na página do TSE, além dos dados dos can­didatos e da situação de cada um deles junto à Justiça Elei­toral, é possível acompanhar o gasto com campanha.

Também é possível con­sultar a situação de todas as cidades brasileiras. O endereço é: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/ Também já está no mesmo portal um novo sistema de peticiona­mento avulso, que permite ao candidato enviar documentos que estão faltando por meio do Processo Judicial Eletrôni­co (PJe). Antes, ele precisava entregar a documentação pen­dente pessoalmente.

As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de no­vembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.

Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores aptos a votar em no­vembro deste ano, segundo dados atualizados e divulga­dos pelo TSE. A quantidade de pessoas que poderão escolher prefeito e vereadores na cida­de é 1,48% superior ao elei­torado de 435.369 “ribeirão­-pretanos” da última eleição municipal, em outubro de 2016 – são 6.476 a mais.

Os 11 candidatos à prefeitura de RP
PSDB Prefeito: Duarte Nogueira Júnior Vice: Daniel Marques Gobbi (PP)
PSB Prefeita: Suely Vilela Vice: Mateus Eduardo (Podemos)
PT Prefeito: Antônio Alberto Machado Vice: Elsa de Paula Rossi
PSOL Prefeito: Mauro Inácio Vice: Mayra Ribeiro
PRTB Prefeito: Coronel Luis Henrique Usai Vice: Sueli Albanezi Gonzalez
Patriota Prefeito: Fernando Chiarelli Vice: Sargento Valter Vanzo Junior
Rede Sustentabilidade Prefeito: Emilson Roveri Vice: Luiz Mariano
PCdoB Prefeito: Vanderley Caixe Filho Vice: não definido
MDB Prefeita: Cristiane Bezerra Vice: capitão Edilson Del Vechio Filho
PMN Prefeito: Gérsio Baptista Vice: não definido
PSL Prefeito: Rodrigo Junqueira Vice: cabo Ramos Bolsonaro

Comentários