Marcelo Camargo/Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira, 30 de outubro, o prazo para estudantes da rede estadu­al realizarem a rematrícula para o ano letivo de 2021. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP, disponível para iOS e Ando­rid ou pela plataforma Secre­taria Escolar Digital (SED) (https://sed.educacao.sp.gov. br/saiba-como-acessar).

Caso não consiga realizar a rematrícula online, o res­ponsável ou aluno maior de 18 anos pode comparecer na escola, diretoria de ensino ou posto do Poupatempo e efe­tuá-la presencialmente. Neste caso, para ser atendido nas 75 unidades do programa, basta realizar o agendamento de data e horário pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br.

Em Ribeirão Preto, o Pou­patempo fica no Novo Sho­pping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, no bairro da Ribeirânia, Zona Leste. No dia e horário marcados, basta comparecer à unida­de agendada com o Registro Geral (RG) ou a Certidão de Nascimento e o comprovan­te de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanha­do pelo representante legal, devidamente identificado.

Após o atendimento no Poupatempo, o cidadão re­ceberá um protocolo, com o qual poderá consultar as va­gas disponibilizadas no site da Secretaria da Educação – www.educacao.sp.gov.br. A efetivação da matrícula se dará somente após a entrega dos documentos na escola indicada pela Secretaria de Estado da Educação.

Todos que desejarem te­rão vaga garantida na rede estadual, porém é obrigatória a manifestação de intenção através da rematrícula. Ela garante que os alunos conti­nuem os estudos na mesma unidade escolar, caso ela te­nha a série ou ano requerido.

No começo do ano, na re­gião, que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensi­no (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual, sendo 47 mil em 82 unidades na capital da Região Metropolitana. Nos 645 mu­nicípios paulistas são cerca de 3,5 milhões de estudantes e mais de cinco mil unidades.

Para os alunos que ainda não fazem parte da rede es­tadual, o prazo da matrícula também vai até este dia 30. Os pais e interessados podem pro­curar qualquer escola estadual, a diretoria de ensino ou os pos­tos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo. Um total de 66,5% dos alunos já efeti­vou sua rematrícula. Na re­gião, a adesão é de 66%.

Os alunos que desejarem também terão a opção em 2021 de cursar o 4º ano do ensino médio para aprofundar os conhecimentos e corrigir possíveis lacunas na aprendi­zagem em determinadas dis­ciplinas. A medida visa contri­buir com a formação integral dos alunos e apoiá-los no in­gresso ao ensino superior, se assim desejarem.

Para isso, os interessados já devem manifestar interes­se em permanecer na rede na estadual e cursar o 4º ano e posteriormente con­firmar esta solicitação em dezembro. Ele também deve escolher entre três e 13 dis­ciplinas para compor seu currículo. A oferta de vagas vai variar de acordo com a disponibilidade da escola. Em janeiro serão oferecidas aulas de reforço para os alu­nos que optarem.

No momento da matrí­cula, alunos e responsáveis poderão selecionar oportu­nidades adicionais ofereci­das pela Secretaria Estadual da Educação como os cur­sos idiomas oferecidos pelos Centro de Estudos e Línguas; o modelo de ensino técnico do Novotec desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza; o 4º ano opcional do ensino médio; e a matrícula em escolas de tempo integral.